domingo, 1 de março de 2009

Segurando as pontas (nota 8)

São filmes como esse que me fazem pensar quem são os "gênios" que escolhem quais filmes serão lançados no circuito nacional de cinema, e quais sairão direto para locação. O elogiadíssimo Segurando as pontas (Pineapple Express, 2008 TRAILER) ficou esquecido, sendo lançado direto para DVD, e o também ótimo Trovão Tropical que ficou pouquíssimas semanas em cartaz, enquanto porcarias como Espartalhões e Super-Herói a Liga da Injustiça, verdadeiros lixos sem graça nenhuma foram amplamente distribuídos.

Momento raivoso à parte, vamos falar de coisas boas. Este filme vale todo e qualquer centavo gasto em sua locação ou compra. É diversão garantida, uma comédia muito inteligente escrita pelos gênios cômicos em ascensão Judd Apatow e Seth Rogen, que também atua como personagem principal, que já nos trouxeram os hilários Superbad e Virgem de 40 anos.

Aparentemente o filme é uma grande piada de maconheiro, mas isso é só um pretexto para o ótimo enredo que satiriza os filmes de heróis de oportunidade, tipo o cara errado no lugar errado na hora errada que salva o mundo. O longa é repleto de piadas tanto sutis como escancaradas. Eu ri até quase ser obrigado a vender meu sofá.

Outra grande surpresa do filme é a atuação de James Franco, que eu sempre considerei meio sem graça. O cara está ótimo como um constantemente chapado traficante de erva.

Está aí a dica. Pena que tivemos que esperar até agora por este filme, que ao lado de Trovão Tropical foram as duas (quase que únicas eu diria) melhores comédias do ano passado nos "cinemas".

Nenhum comentário: