domingo, 8 de março de 2009

The Curious Case of Benjamin Button (nota 8)


Assisti ao filme antes do Oscar, especialmente para fazer uma comparação com o Slumdog Milionaire que já tinha visto, já que os dois eram os favoritos da noite... Para mim, o resultado era bem óbvio, Slumdog na cabeça. Não me entendam mal, ADOREI Benjamin Button, mas comparando os dois sob o critério “mérito para receber uma premiação”, Slumdog ganha certamente.... Mas vamos falar de Button...

O filme é lindo! Emocionante, cativante, romântico... É verdade que não se percebem as 3 horas de duração. A narrativa segue um ritmo muito bom. O roteiro é bem desenhado. Direção de cena e fotografia irrepreensíveis... Diante de tantas qualidades, Button me remeteu em vários momentos a outros grandes filmes, especialmente Forrest Gump. Com relação a este, as semelhanças não são mera coincidência, já que é o mesmo roteirista. Mais qualificado que isso impossível.

Acho importante, no entanto registrar dois pontos para reflexão. 1- Creio, (como bem colocou minha amiga Mari) que o romance entre Benjamin e Daise poderia ter sido mais explorado. Uma história de vida com a grandiosidade que a de Benjamin tem, merecia um amor igualmente grandioso, no entanto a história desse romance me pareceu mais para morna. 2- Não sou a favor da filosofia que todo filme tem que ter um significado para a vida das pessoas. Há filmes que trazem esse tipo de significado e há filmes que não trazem, e ambos podem ou não ser bons filmes. Digo isso porque Button propõe-se a ser um filme repleto de significados sobre a vida, o tempo, a velhice, etc. Eu tive uma certa dificuldade de abraçar essas causas através do filme, talvez porque o argumento seja por demais ficcional para relacioná-lo a minha vida e meus valores. Para deixar mais claro, achei Button um excelente filme de ficção, mas não necessariamente me transmitiu os grandes valores de vida a que ele se propunha.

Considerações a parte, recomendo muito o filme.

Um comentário:

Denise disse...

Que preguiça é essa?????
Vê se comenta os filmes, caramba!!!
Bjs!