quarta-feira, 22 de abril de 2009

*TOP5! Filmes de Guerra Moderna

Conforme a Ju prometeu por mim, resolvi fazer uma listinha de filmes de guerra moderna que muito me agradam. Quando digo que é "Guerra Moderna", estou limitando a coisas que aconteceram depois da pólvora, ou seja, quando os exércitos já não se enfrentam com espada e flecha, certo?? Fui obrigado a listar mais de 5 filmes, pois fui lembrando de alguns que não poderia deixar de comentar. Aqui vai:

5º lugar: Memphis Belle / Flyboys
Aêêêêê, filme de avião!!! Memphis Belle se passa dentro de um bombardeiro B-52 na IIª Guerra, e o Flyboys trata dos combates aéreos sobre a França durante Iª Guerra, em biplanos. Em ambos os filmes fico impressionados com a coragem em guerrear com equipamentos tão precários!!!

4º lugar: Maré Vermelha
Filme de submarino também é filme de guerra, e este é o meu favorito nesse tema. A bordo de um submarino nuclear que se envolve em alguns combates, os pontos altos são gerados pela tensão dentro do submarino americano e a ótima disputa de poder entre Denzel Washington e gene Hackman

3º lugar: Platoon / Fomos Heróis
É claro que não poderia faltar filme de Vietnã, e estes são dois ótimos exemplos. Platoon já é um clássico e nem vou perder meu tempo. Porém o Fomos Herois, protagonizado pelo Mel Gibson, é meio desconhecido do público geral. Ele trata do primeiro combate travado por tropas americanas no Vietnã, e tem algumas cenas muito tensas e combates estratégicos.

2º lugar: Falção Negro em Perigo / Círculo de Fogo
Falcão Negro em Perigo é o mais "moderno" dos filmes listados aqui, pois se passa na década de 90, veja crítica completa AQUI. Agora Círculo de Fogo volta à temática da IIª Guerra, porém acompanhamos o fronte Russo, onde o talentoso sniper Vassili Zaitsev, interpretado por Jude Law "caça" soldados alemães em Stalingrado.

1º lugar: Resgate do Soldado Ryan
Esse filme me dá um nó nas tripas toda vez que o vejo. Um dos mais impressionantes trabalhos de Spielberg, e talvez o melhor filme de guerra já feito. Não tem como não gostar e não ficar comovido, seja pelos incríveis combates em sí, ou seja pelo companheirismo demonstrado pelos soldados, que estão cumprindo ordens, mas acima de tudo, estão lutando uns pelos outros, mas que são obrigados a ver seus camaradas caírem mortos ao seu lado. Quem ainda não viu, está perdendo uma obra prima do cinema.

É isso aí, pra variar teve tanto filme de IIª Guerra Mundial que até pra ter feito um TOP 5 Filmes de IIª Guerra. Mandem sugestões, críticas, idéias para mais listas!!!

Nenhum comentário: