quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cães de Aluguel (nota 8)

Quentin Tarantino é um cara brilhante, e todos já sabem disso. Em Cães de Aluguel ele prova logo no início da carreira de diretor/escritor que manja muito de cinema. Como de costume, com muito sadismo em algumas cenas, muitos palavrões e ótimos diálogos, o filme se passa quase que inteiro dentro de um armazém, tendo pouquíssimas cenas rodadas em outras locações, tudo embalado por excelente trilha sonora, como de costume.

Eu não conheço a história deste filme, não sei se foi falta de orçamento ou originalidade criativa, mas mesmo com a falta de cenários, e algumas tomadas que apenas "sugerem" o que está acontecendo, temos uma história extremamente envolvente e intensa mostrando o que aconteceu com alguns assaltantes antes e depois de um roubo de uma joalheria.

Eu sempre me surpreendo com a capacidade do Tarantino de arrancar ótimas atuações de seus atores, e nesse ponto que acho que está seu maior mérito. Não é a toa que ele ressuscitou John Travolta, e que Uma Thurman só aparenta ser uma ótima atriz quando sob seu comando. Essa é uma virtude que alguns diretores consagrados (vide George Lucas) precisam aprender com Tarantino.

É óbvio que o filme não é perfeito, mas devido às próprias limitações da época em que foi feito, então pelo mérito criativo, ele merece um destaque entre os grandes.

Nenhum comentário: