sábado, 18 de abril de 2009

Ong Bak 2 (nota 6)

Me parece que o "sucesso" subiu demais à cabeça do ator tailandês "em ascensão" Tony Jaa. Enquanto seu filme de estreia Ong Bak conseguia agradar pela simplicidade de enredo e produção, mas impressionando pela grande qualidade das coreografias de luta, Ong Bak 2 dá a impressão de querer ser grande demais para caber um ego que está muito inflado.

O ator/lutador Tony Jaa é um atleta impressionante realmente, e acabou virando cult dos filmes de pancadaria, pois ficou famoso dentre os que gostam desse tipo de filme. Em Ong Bak 2, ele não é somente o ator principal, mas também, o co-escritor, co-diretor- co-produtor, co-diretor de fotografia, coreografo.... O cara fez questão de dar palpite em todos os aspectos do filme. Até dá uma primeira impressão de grande produção, a fotografia está realmente caprichada, o visual geral da época me parece bem autêntico (apesar de me incomodar tanta lama e água o tempo todo) mas tudo isso fica meio apagado quando o que interessa aparece, as lutas.

Temos apenas um fiapo de história, que é bem batida. Um príncipe vê seu pai ser traído, e ao ser salvo por um guarda fiel do rei, fica perdido no mato quando é capturado por uma tribo escravista. Depois de salvo por um grupo de ladrões conhecedor de diversas artes, ele vai receber treinamento e se tornar o líder do grupo de ladrões pra se vingar. O que impressiona é a quantidade de estilos de combates e armas brancas que vemos na tela, e Tony executa todos estes com impressionante destreza. São estilos japoneses, chineses, indonésios, filipinos e é claro, taliandêses. Todas as cenas de luta (que compreendem em aproximadamente 80% do filme) são muito bem coreografadas e realmente impressionam. Num determinado momento o personagem de Tony luta contra dois oponentes simultaneamente, um lutando Muiay Thai, e o outro Kung Fu Tigre. O ator responde usando o mesmo estilo do oponente, e fica trocando entre os estilos muito rápido. Incrível!!!!

Bom, está aí a dica pra quem gosta de uma pancadaria de qualidade, e não liga muito pro enredo. Na verdade o filme incomoda por querer ser grande demais quando não precisava, já que quase não temos tempo pra história, e o pau come solto o tempo todo. E pra variar Tony Jaa mal fala no filme, só bate mesmo... e bate forte!!!

Nenhum comentário: