domingo, 12 de fevereiro de 2012

STAR WARS - Blu-Ray - Trilogia Clássica


Aqueles que me conhecem sabem o fascínio que nutro por Star Wars. Como um bom nerd, fui criado desde pequeno em meio a filmes de ficção científica por meus pais, e logicamente fui exposto a franquias como Star Wars e Star Trek desde cedo, absorvendo aquilo tudo dentro do meu gosto pessoal para sempre. Mesmo sendo um trekker declarado, Star Wars sempre foi o nº 1 no meu coração nerd, por isso que nos 3 anos de existência deste blog evitei ao máximo escrever sobre estes filmes por considerar terreno sagrado e assunto delicado, me atendo a escrever somente sobre algumas das inúmeras paródias da série. Mas com a chegada do blu-ray, não tem escapatória, sou obrigado a escrever aqui minhas humildes opiniões de fã chato.
Não vou escrever aqui uma crítica sobre os filmes em si, afinal estes estão impressos na cultura coletiva já faz um bom tempo, então não vou enrolar explicando quem são os Jedi, o que é a força e coisas do tipo, certo? Vou dar minha opinião de merda sobre as novas edições dos filmes em blu-ray, afinal o Sr. George Lucas parece nunca estar satisfeito com sua obra original e não para nunca de dar retoques nos filmes, sendo a grande maioria deles totalmente desnecessários, mas vamos lá. O incrível é que, não importa o quando a gente reclame das barbaridades que George Lucas faz com sua própria obra, mas ele continua conseguindo arrancar o suado dinheiro de nossos bolsos, tamanha devoção dos fãs.


Star Wars - Episódio IV - A Nova Esperança (nota 10)
O primeiro, o original, aquele que começou tudo, obviamente não dentro da cronologia do universo de Star Wars, mas sim nos nossos corações nerds. E assim como na edição especial de 1997, foi o filme que mais ganhou novas alterações, e devo dizer que infelizmente foram pra pior. Mas vamos falar primeiro das coisas boas, certo?



O visual em alta definição está incrível, a remasterização para o formato HD não deixou granulações nem artefatos visuais estranhos, nos brindando com uma imagem cristalina perfeita. Alguns problemas de cores também foram resolvidos, por exemplo, o sabre de luz de Luke voltou a ser azul na cena que ele o recebe de Obi-Wan. Assim como a imagem, o som nunca esteve melhor, e para aqueles que possuem um sistema de som potente em casa, preparem-se para estilhaçar as janelas. Se você for um daqueles que investiu num  home theaters mais caprichado, os discos dispõe de som DTS 6.1.

Agora chega de elogios, hora de descer a lenha! Pra começar, o formato em HD da imagem que está incrível consegue expor as deficiências nos efeitos especiais criados por computação gráfica para a edição especial de 1997. As criaturas digitais inseridas na sequência de Mos Eisley saltam aos olhos como efeitos especiais datados, enquanto as cenas mais antigas feitas com modelos e maquetes reais continuam funcionando perfeitamente. Pelo menos na famigerada sequência que Han Solo encontra com Jabba deram um retoque no modelo digital do Jabba, mas aquela pisada no rabo ainda não me desce.

Falando em Han Solo, a mais odiada alteração de todas foi novamente modificada, mas continua não funcionando. Agora Greedo não atira antes, mas atira junto com Han Solo! Não dá, isso é uma mudança que mata um pouco a  caracterização do ótimo personagem que é Han Solo. HAN SHOT FIRST!!! Mais uma mudança desnecessária foi a alteração do grito que Obi-Wan Kenobi dá para afugentar o povo de areia, salvando Luke Skywalker. Antes era um grito meio animalesco e indefinido, o que sempre funcionou perfeitamente. Agora parece que ele solta a franga num grito muito afeminado, que ficou ridículo! Só digo uma coisa: PRA QUÊ?

Sabendo ignorar essas pequenas coisas que incomodam os fãs mais chatos (me incluo nesses), o filme continua incrível.

Star Wars - Episódio V - O Império Contra Ataca (nota 11)


Chegamos então ao melhor de todos os Star Wars, não só o meu preferido, como também é reconhecido pelos críticos e fãs em geral. É o filme perfeito, com ficção, ação, fantasia, romance, humor, atuação, suspense, tudo na medida certa. Por isso creio que tenha sido o menos afetado por alterações, tanto na edição especial de 1997 quanto no blu-ray, simplesmente não tem o que mudar. Pra falar bem a verdade, não consegui reconhecer nenhuma alteração específica nestas versões do blu-ray. Todas as pequenas alterações com relação à edição especial de 1997 já estavam presentes no DVD.


Assim como no Episódio IV, a remasterização em HD está incrível e o som está ainda mais espetacular. Seja nas cenas mais claras na incrível batalha de Hoth, nos pântanos úmidos de Dagobah ou na escura batalha final entre Luke e Vader, preparem-se para ver detalhes que nunca foram notados antes. E toda essa qualidade de imagem serviu mais uma vez para provar que o boneco do Yoda manipulado pela equipe de Frank Oz é insuperável no realismo e na credibilidade. Mesmo que isso permita muito mais alternativas e liberdade, nunca um ser digital conseguirá o substituir plenamente.


E este filme é tão acertado que mesmo as alterações feitas, até as do DVD, são pertinentes e adicionam ao filme, ao invés de serem somente caprichos desnecessários como alguns feitos no Episódio IV. Está certo que algumas mudanças muito sutis foram feitas para adequar o filme à nova trilogia, mas mesmo assim isso passa quase desapercebido. Por exemplo, algumas alterações no efeito sonoro da nave de Boba Fett, a Slave 1, para que tenha o mesmo áudio que a nave de Jango Fett no Episódio II. A voz de Boba Fett também foi alterada, para que seja ouvida a mesma voz dos soldados clones dos Episódios II e III. O holograma de Darth Sidious, o Imperador Palpatine também foi alterado, agora mostrando uma clara imagem do rosto do imperador.


Mas a melhor alteração do filme ainda é aquela implementada na edição de 1997, onde foram criadas janelas e espaços abertos em Bespin, na cidade nas nuvens. Na verão original o cenário todo era muito fechado, e apesar de ter paredes brancas, muito claustrofóbico. Com a adição de mais aberturas, o bonito céu vermelho deu outra dimensão para as cenas. Esse, no meu ponto de vista, é o melhor exemplo de modificações pertinentes e que adicionam e que podem ser feitas a filmes, pois agrega muito ao visual sem atrapalhar o desenvolvimento do filme.


Star Wars - Episódio VI - O Retorno dos Jedi (nota 9)

Sim, eu "errei" de propósito o nome do filme, pois o nome dado no Brasil é uma tradução errada do título original (The Return of the Jedi). Quando eu era mais novo considerava este o meu filme favorito. Imagino que isso seja devido ao teor mais leve de boa parte das cenas, com muitos alívios cômicos partindo de vários personagens, como C-3PO e Han Solo, que está muito brincalhão. Confesso que a presença dos famigerados Ewoks já me incomodou mais, só que perto de Jar Jar Binks, os Ewoks são uma bênção. 

Apesar de ser o mais "novo" da trilogia clássica, estranhamente foi o que ficou com a imagem menos cristalina nesta versão em HD. Isso fica mais evidente nas cenas filmadas nas florestas da Lua de Endor. Da mesma forma que no Episódio IV, as cenas acrescentadas totalmente em computação gráfica em 1997 também sofrem com o a alta definição, fazendo-as parecer mais datadas do que o resto do filme. Comparando com a edição especial de 1997, poucas coisas foram alteradas, eu só notei duas alterações, uma delas é só perfumaria e não faz a menor diferença, já a segunda é totalmente desnecessária e só atrapalha, pra variar um pouco.

A primeira alteração foi nos Ewoks. Agora eles piscam! Foram acrescentadas pálpebras digitais nos ursinhos anões, tirando um pouco daquele olhar vidrado fixo que tinham. Sinceramente, nunca achei que fosse necessário isso, mas também não posso achar ruim. Em compensação a segunda mudança é de doer nos ossos. No clímax final da luta entre Luke e o Imperador, quando Darth Vader sofria silenciosamente até o momento que salva o filho, foi acrescentada uma mais do que desnecessária fala em Darth Vader. Agora ele grita NOOOOOOOO.... Mais uma vez pergunto: pra quê?

Pelo menos é muito bom ver que mesmo sendo um filme antigo, muito do que foi feito na época com a genialidade de efeitos especiais práticos, com uso de maquetes, modelos e jogos de câmera continua espetacular. A batalha espacial no ataque à Estrela da Morte ainda é uma das cenas de ação mais incríveis já produzidas, que só puderam ser igualadas com o uso atual de computação gráfica, como no início do Episódio III por exemplo. A luta de sabres de luz no escuro entre Luke e Vader, apesar de não ser tão bem coreografada como a do Episódio I ou tão classuda como a do Episódio V, continua muito boa e muito emocional.

Entre erros e acertos, George Lucas não pode ser esquecido como um grande criador de um universo fantástico. Apesar de não ser um diretor com grandes qualidades, sua capacidade criativa foi o grande responsável pela criação de uma geração inteira de apreciadores de ficção científica, além de ter inspirado muitos escritores, diretores, atores a criar suas próprias histórias. Vida longa e próspera... ooops, franquia errada.
Só não esperem de mim uma crítica do Blu-Ray da nova trilogia de Star Wars, pois me recuso a gastar mais dinheiro com estes filmes. apesar de gostar dos episódios II e III, nunca mais gasto um centavo sequer com o episódio I.

Nenhum comentário: