Este tema pode ser tratado como um "guilty pleasure", ou seja, um prazer culposo. Filmes de desastres naturais são ruins por natureza (trocadilho idiota!!), não importa o elenco, o diretor, os efeitos especiais, pois o roteiro sempre é um tapa buraco para que milhões de dólares sejam gastos em cenas incríveis de tudo indo pro saco ao redor dos personagens. E mesmo sabendo de tudo isso, nós ainda adoramos ver estas tranqueiras. Como recentemente vimos 2 filmes que se encaixam perfeitamente nessa descrição, decidi fazer esta lista. Mas não entendam mal, a ordem não tem nada a ver com a qualidade do filme, longe disso. Decido ordenar a lista por ordem crescente de área destruída, hehehe. Aqui vai a lista:
5º LUGAR: O INFERNO DE DANTE
Começamos por um filme de vulcão, e escolhi o menos pior dentre eles. Em o O Inferno de Dante, acompanhamos um vulcanólogo tentando salvar a pacata e minúscula cidade Dante da ira do vulcão extinto vizinho. Temos vários clichés do gênero, como os costumeiros absurdos, como um caminhão atravessando um fluxo de lava por exemplo, o herói que salva a família, o chefe que não acredita nas previsões do herói, e por aí vai.
4º LUGAR: MAR EM FÚRIA
Certamente o melhor filme da lista em termos de qualidade geral. Atuações, enredo, personagens cativantes, situações emocionantes, efeitos especiais sem exagero, tudo é acertado nesse filme. Nele, acompanhamos o trajeto de um barco pesqueiro durante uma tempestade gigante. Não há muitos clichés do estilo de filme catástrofe, por isso sua qualidade.
3º LUGAR: IMPACTO PROFUNDO
Não podemos esquecer os filmes de meteoro, certo? E este está longe da tranqueira que foi o Armagedom. Mas como todos os filmes do estilo, tem muitos clichés. A família que não se fala e se junta no momento do desastre. O auto sacrifício para a sobrevivência do próximo. O jovem que acidentalmente descobre o fim da humanidade. O presidente negro. Efeitos especiais gigantescos. O bom deste filme fica pelo enredo que é mais interessante e respeita alguns fatos científicos, além de um bom elenco que consegue passar emoções verdadeiras.
2º LUGAR: O DIA DEPOIS DE AMANHÃ
Agora sim temos destruição em escala absurda, onde todo o hemisfério norte é destruído por uma era glacial que acontece quase instantaneamente! Novamente temos quase todos os clichés: família desunida que se junta por causa do desastre, coadjuvantes se sacrificando e morrendo heroicamente, alívio cômico totalmente desproporcional com a gravidade da situação, cientista desacreditado que descobre o problema mas larga tudo pra salvar o filho, e por aí vai. Nem sou muito fã deste, realmente é um filme feito só pra gastar efeito especial.
1º LUGAR: 2012
Pronto, nada pode ser maior do que O FIM DO MUNDO, certo? Mas o que seria do fim do mundo sem um herói improvável que é pai separado e distante dos seus filhos pra presenciar TODAS as catastrofes naturais possíveis combinadas num único e gigantesco desastre natural global, e ainda sobreviver pra se juntar com a família? Tem clichés nesse filme? Sim, todos eles: Presidente Negro que se sacrifica para o bem maior, chefe arrogante e mesquinho que só pensa no seu próprio bem, cientista que prevê o desastre e acaba vítima dele, gente rica que ainda acha que dinheiro vale alguma coisa quando tudo está indo pro buraco, e por aí vai. Cenas absurdas como o carro escapando de um prédio, aviões desviando de mais prédios caindo, ou melhor ainda, a fuga a pé de uma imensa nuvem piroclástica!! Genial.
Mas calma lá, ainda tem muito mais pra contar. Vamos listar todos os desastres desse filme: Tem terremotos? Sim, Tem Vulcão? Sim, o maior que já ví num filme. Tem tsunami? Sim, tão grande que encobre o Himalaia. A explosão do vulcão faz voar tantos destroços que algumas cenas até parecem meteoros caindo, então também conta. Sério mesmo, só faltou um ataque alienígena pra completar a desgraça. É tão ruim, mas tão ruim, que fica bom. Este é verdadeiramente o "Ultimate Disaster Movie".
Só pra completar, vou roubar um pensamento de um amigo que disse: "Nunca mais será lançado um filme de desastre natural que não seja em cinema 3D, e o estúdio que lançou o 2012 deve estar arrependido até o fundo da alma por não ter esperado um pouco pra soltar o filme em 3D". Concordo plenamente!!
Só pra completar, vou roubar um pensamento de um amigo que disse: "Nunca mais será lançado um filme de desastre natural que não seja em cinema 3D, e o estúdio que lançou o 2012 deve estar arrependido até o fundo da alma por não ter esperado um pouco pra soltar o filme em 3D". Concordo plenamente!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário