terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tiras em Apuros (nota 5)

Apesar do nome genérico em português, esse filme tem um bom pedigree. Dirigido pelo rei dos nerds Kevin Smith (sendo esta sua primeira direção de um filme que não foi ele próprio que escreveu como Pagando Bem que Mal Tem e O Balconista 2 por exemplo), este filme sai muito do estilo do diretor / escritor, e vejo aí o primeiro problema. O divertido dos filmes de Smith são os diálogos ácidos, recheados de palavrões e cheios de referências pop entre personagens que representam pessoas comuns. Neste Tiras em Apuros não há a mesma empatia inicial, pois parece mais um filme padrão de ação / comédia que qualquer outro diretor sem expressão poderia ter dirigido da mesma forma.

Outra coisa estranha logo de cara é a dupla bizarra formada por Bruce Willis e Tracy Morgan. Eu achei inicialmente que não tinha como isso dar certo, mas o resultado final é muito interessante. O tempo e estilo de comédia dos dois atores é totalmente diferente, mas se encaixam muito bem na tela, fazendo as piadas funcionarem muito bem. E pra mim esse é a única coisa que realmente vale no filme. E ainda tem uma participação rápida de Seann William Scott (o eterno Stifler de American Pie) que é muito boa, resultando em boas risadas.

O enredo é passável no geral. O motivo principal gira em torno de um traficante mexicano, mas tem muitas histórias paralelas, algumas que servem bem à trama principal, como do casamento da filha do policial Jimmy, vivido por Willis) e outras que acabam mais atrapalhando o andamento do filme pois não agregam em nada. Eu até que dei boas risadas, mas duvido que este filme irá durar muito tempo em minhas lembranças.

Nenhum comentário: