quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Robin Hood - 2010 (nota 7)

Vou confessar que não achei que gostaria desse filme. Talvez por ser mais um com a nova mania de Hollywood de tentar transformar histórias clássicas ou personagens tradicionais em algo mais "real", ou o fato que todos os trailers pareciam muito com Gladiador. Seja como for, o resultado final é bem mais interessante do que o esperado e me agradou bastante. Felizmente a similaridade com Gladiador está somente no visual do filme e nas cenas de batalha, o resto da história é bem construída.

As atuações estão muito boas, todos os atores já bem conhecidos como Russell Crowe e Cate Blanchet e suas habituais competências para viver quaisquer papéis. A direção de Ridley Scott também na mesma habitual competência. O visual do filme é bem caprichado, com locações que nos remetem a florestas da Inglaterra, que acompanhado por um figurino de época dão muito bem o tom deste épico.
O enredo, como já escrevi acima, tenta contar a história "real" por trás do lendário personagem Robin Hood. Achei muito interessante como mesclaram esse enredo real com elementos clássicos. Por exemplo, não esperem o triunfal retorno rei Ricardo Coração de Leão para salvar o dia, mas podem contar com a presença do Little John, Frei Tuck e o Cherife de Nottingham. E este último não é o habitual vilão do filme, mas uma mera peça numa conspiração muito maior. Outra coisa é mania nos filmes atuais é a valorização das mulheres fortes e independentes, portanto a Lady Marion não é uma donzela em perigo, mas sim uma mulher forte e guerreira.

E como não poderia deixar de ser neste tipo de filme, ao final temos uma grande batalha de exércitos (algo fora do comum em filmes do Robin Hood), com direito a discurso motivacional e tudo o resto que se espera. No final o resultado agrada bastante, mas se não fosse um filme com o título Robin Hood, daria na mesma.

Nenhum comentário: