domingo, 29 de março de 2009

Falcão Negro em Perigo (nota 8)


Aí está um ótimo exemplo de filme de guerra moderna, e se bobear esse é o melhor deles. Todos conhecem ótimos filmes de II Guerra Mundial e Vietnã, mas as guerras modernas geralmente não são muito memoráveis, gerando filmes igualmente esquessíveis.

Felizmente Falcão Negro em Perigo, conduzido competentemente por Ridlei Scott, não vai sair tão facilmente dos seus pensamentos. Neste filme acompanhamos o desenrolar de uma operação do exercito americano na Somália, onde uma missão que deveria ser simples (executada sem a permissão da ONU) sai terrivelmente errada, obrigando os Ragers a ter que sobreviver num tiroteio cerrado contra praticamente a cidade inteira.

Depois de um começo tranquilo, quando a ação começa efetivamente, é de tirar o fôlego. A ação é ininterrupta, desesperadora, claustrofóbica e incrivelmente realista, nos deixando sempre com aquela sensação de "Putz, agora fodeo!!!". A edição de som e efeitos é brilhante, quesito esse que abocanhou um Oscar.

O elenco e recheado de rostos conhecidos, mas não temos exatamente um personagem principal. Acho que o personagem principal é a coragem que os soldados tiveram que demonstrar pra voltarem vivos pra casa, e não pela honra da pátria americana, mas sim pelo companheirismo daqueles ao seu lado que se encontram em situação igualmente desesperadora.

Nenhum comentário: