sábado, 21 de março de 2009

Cold Mountain (nota 5)

Taí um filme que passou por mim todos esses anos sem chamar a menor atenção. Assisti só agora pela primeira vez Cold Mountain e a sensação é que podia ter passado sem ver. Curioso que é o filme tem vários elementos que teoricamente me agradam, como ser um filme de época, trazer um romance a distancia, acontecer durante uma guerra, etc... Mas em algum lugar essa mistura desandou e o filme simplesmente não funciona.

O que mais me incomodou é que nenhum dos personagens é carismático – nem a mocinha, nem o mocinho, nem a amiga da mocinha. Como gostar de um filme que você não liga a mínima para os personagens? Aliás, não só não liga como os acha uns verdadeiros chatos de galocha que deviam morrer logo para acabar o filme mais rápido. Impossível.

O que me surpreende é que o filme foi bem visto na época do lançamento, inclusive com indicações ao Oscar. Realmente esse reconhecimento não me parece justo. Inclusive, creio que o maior despropósito com relação a esse filme tenha sido o Oscar para a Renee Zellweger. Ela está muito ruim! Tudo está forçado ao limite – um sotaque horroroso e uma qualidade técnica digna de um teatrinho de 4ª série...

Nenhum comentário: