quarta-feira, 18 de março de 2009

Requiem para um Sonho (nota 7)

Antes de começar a falar do filme propriamente, vou explicar a nota pra não ter que ouvir depois. Sei que esse filme tem uma legião de adoradores que vão me execrar por não ter dado nota 12 pra ele, mas o que acontece comigo é que geralmente gosto de ver filmes para me divertir. Esse filme me causou um incômodo tão grande, que fique realmente me sentindo mal por um bom tempo depois. Até entendo que esse era justamente um sentimento que ele quer despertar (se sim, méritos ainda maiores pro filme), mas como eu não gosto de me sentir mal, não dei nota maior.

O filme realmente é MUITO bom. Darren Aronofski realmente é um cara que merece sempre ser vigiado de perto. Seus filmes são sempre estranhamente interessantes. Pra quem não conhece, vejam "Pi", "Fonte da Vida" e o mais recente "O Lutador", que levou Mickey Rourke a indicação de Oscar de melhor ator, vencendo o Globo de Ouro na mesma categoria.

"Requiem" fala da paranóia do vício, seja em drogas, comida, televisão, remédios e por aí vai, e como TODOS são nocivos. Mas o que mais me impressionou foi a geladeira da velhinha... aquilo vai me dar pesadelos ainda!! O filme é recheado de alucinações, diversas vezes não nos dando claramente certeza se o que está acontecendo é real ou só mais um episódio induzido pela privação de alguma coisa. É realmente chocante.

O filme é realmente MUITO BOM, mas não sei dizer se eu voltarei a vê-lo. Vale conferir pra quem gosta de cinema "não pipoca" e está a fim de exercitar um pouco o cérebro.

Nenhum comentário: