sábado, 21 de março de 2009

O despertar de uma paixão (nota 10)

Finalmente uma nota 10!!! E com todo louvor!!!

Como é bom ver um filme que mexe com os nossos sentimentos!!! Se alguém quiser saber de fato qual é meu tipo de filme tem que assistir o maravilhoso O despertar da paixão. Ele é um exemplo do que considero um filme perfeito. Ainda estou encantada! Duro é pensar que perdi dois anos, já que o filme é de 2007 e só assisti agora... Antes tarde do que nunca.

O despertar de uma paixão, que tem em inglês o bem mais atrativo título “The painted veil” conta a história de um casal inglês na década de 20 - Walter Fane, intrepretado pelo sensacional Edward Norton e Kitty Fane, interpretada pela Naomi Watts, que honestamente até esse filme não me representava muito. Ela era uma menina mimada e arrogante que está ficando para “titia”. Ele é um bacteriologista introvertido e não há nada na personalidade dele capaz de atrair a atenção dessa mulher, pela qual ele está apaixonado. A oportunidade de se ver livre dos pais e o timing do pedido de Walter faz com que Kitty se case com ele, mesmo não tendo nenhum afeto por ele. Ele é mandado a trabalho para Xangai e ela o acompanha. Nessa circunstancia, Kitty tem um caso com um cônsul e Walter descobre. Para evitar um divorcio escandaloso, ele a obriga a acompanhá-lo em uma viagem pelo interior da China, até uma vila na qual ele vai assumir a posição de médico em meio a uma epidemia de cólera. Claramente o objetivo dele com tal viagem é puni-la pela traição e esse, sem dúvida, é o ponto de partida da maravilhosa jornada dessas duas pessoas. No caminho desse casal, raiva, ofensa, castigo, mágoa, culpa, conhecimento, reflexão, admiração, afeto, amor, perda e acima de tudo redenção. É simplesmente perfeito.

Como se tudo isso não fosse suficiente, o filme ainda tem uma fotografia maravilhosa, cenários espetaculares, trilha sonora vencedora de Globo de Ouro e tudo mais que um grande filme de época pode ter. Destaco principalmente a atuação do Edward Norton, que como todos sabem é um excelente ator, mas que nesse filme consegue estar ainda melhor. É possível sentir apenas pelo olhar o que Walter está sentindo. Sensacional.

Não deixem de ver esse filme!

Aviso aos navegantes: Como não quero ser xingada depois, aviso que alguns mais acostumados com filmes hollywoodianos podem achar Despertar de uma Paixão um pouco lento – ele de fato tem uma levada mais de filmes europeus, o que nesse caso é fundamental para construir essa grande história.

Nenhum comentário: