quarta-feira, 23 de março de 2011

Ameaça Terrorista (nota 8)

 Até onde você está disposto a ir para salvar a vida de milhares de pessoas? É sobre esta fina linha que se passa todo o ótimo triller psicológico Ameaça Terrorista. Para os que acharam as cenas de tortura de Tropa de Elite muito brutais, aqui tudo é muito mais explícito e doloroso. Mas é claro que aos olhos "politicamente correto" de alguns, a tortura do terrorista é justificável e mais fantasiosa, sendo menos impactante do que a tortura de favelados do filme brasileiro. Esse maldito "politicamente correto" ainda vai acabar com o entretenimento... espero estar errado.
Desabafo feito, voltemos ao filme. Steven Arthur Younger é um americano muçulmano com um plano. Ele esconde três bombas atômicas em três cidades diferentes dos EUA, e após ser capturado sofre um "interrogatório" bastante traumático nas mãos do veterano interrogador e torturador Henry Humphries, vivido pelo sempre presente Samuel L. Jackson, numa das suas melhores performances recentes. A agente do FBI Helen Body, vivida por Carrie-Anne Moss (da trilogia Matrix) serve como consciência no meio de toda a violência, sempre se opondo às medidas violentas.
O filme corre de maneira muito eletrizante. Apesar de quase todo o longa se passar dentro da sala de tortura, o ritmo do filme é muito bem trabalhado, e conforme a boa trama vai se desenrolando e vamos conhecendo mais do misterioso terrorista, mas tensas ficam as cenas de tortura. Nada como um bom roteiro, interpretado por bons atores bem dirigidos para um filme que te prende do começo ao fim.

Nenhum comentário: