segunda-feira, 14 de março de 2011

2019 - O Ano da Extinção (nota 6)

Logo de cara vou reclamar do título brasileiro que deram pro filme. Você que está lendo e não faz a menor idéia do que se trata este filme imagina o que quando lê este título? Seja lá o que pensou, não tem nada a ver com o enredo. Daybreaker, título original do longa, é basicamente sobre vampiros!! Mas fiquem calmos, são vampiros de verdade, não aquela coisa sem graça e brilhosa e meio afetada que inventaram na saga Crepúsculo.
Nesta ficção científica o mundo foi tomado por uma epidemia. Praticamente todos os seres humanos foram transformados em vampíros, e estes vivem numa sociedade igual a que conhecemos hoje. Cada um tem seu emprego, sua casa e seu carro, mas durante o dia são todos obrigados a ficar reclusos sem poder sair no sol. Tudo ia bem neste mundo vampiresco até que os humanos normais vivos começam a se extinguir, obrigando os vampiros a procurar por um substituto sintético, caso contrário a fome irá transformá-los em criaturas horrendas. O personagem de Ethan Hawk é o hematólogo responsável por esta pesquisa, e sua motivação, além da fome vem de um senso de compaixão pelos humanos além do normal. Não vou contar mais nada senão estraga a "surpresa" dos que estiverem curiosos, mas nem se animem muito pois o enredo é bem previsível.
É uma típica ficção científica esquecível. É interessante pra passar um tempo, não vai insultar a sua inteligência, mas também não espere nada memorável. Pelo menos tiveram a decência de tratar estes seres clássicos do terror com um mínimo de respeito que merecem. Quando estão bem alimentados os vampiros são elegantes, educados e quase parecem inofensivos, porém basta sentirem a sede de sangue para se tornarem criaturas ferozes e assassinas. Ou seja, o filme tem momentos de muito gore e sanguinolência!

Nenhum comentário: