terça-feira, 1 de março de 2011

Scott Pilgrim Contra o Mundo (nota 9)

Está aí um filme que eu estava morrendo de vontade de ver, mas quando chegou aos cinemas passou tão rápido e em tão poucas salas que não consegui ir ver. Baseado nos quadrinhos de Scott Pilgrim, este filme idealizado e dirigido pelo ótimo Edgar Wright, diretor inglês responsável por outras pérolas do humor como Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead) e Chumbo Grosso (Hot Fuzz) tem um visual diferente de tudo que já ví no cinema. Eu achei incrível, mas entendo que não deve agradar todos, principalmente de uma certa faixa de idade pra cima. Razão esta eu acredito ter sido a culpa das fracas bilheterias apesar das ótimas críticas.
Nem adianta perguntar, pois não conheço absolutamente nada dos quadrinhos que originaram o filme, então nem vou fazer comparações. Só posso afirmar que o resultado nas telas é de cair o queixo. Com um visual absurdamente arrojado, rápido e com cortes que impressionam pela originalidade, lembram muito um quadrinho em movimento. Além disso tudo as óbvias referências e homenagens aos videogames da era 8 bits e 16 bits são geniais. Fiquem atentos a sons ou pequenos detalhes nos cantos das telas.

Scott é um jovem canadense desempregado que tem uma banda e se engraça com a estranha Ramona Flowers, interpretada pela bela Mary Elisabeth Winstead, mas para ficar com ela ele terá que derrotar a Liga dos Sete Ex-namorados malvados... parece bobo, mas ficou bem engraçado!

O humor tem muito do toque inglês de Edgar Wright, mas não tão exagerado como em Shaun of the Dead por exemplo. E os jovens atores sabem como extrair o humor seco e rápido que o texto exige com muita qualidade.  O desengonçado Michael Cera está muito bem como Scott Pilgrim, e surpreendentemente mandou muito bem nas cenas de luta muito bem coreografadas e estilizadíssimas com efeitos especiais muito caprichados.
Eu entendo perfeitamente se, por exemplo, meus pais não tiverem saco pra ver esse tipo de filme. Não é algo para todos os tipos de pessoas. Geralmente aqueles mais ligados com o mundo dos quadrinhos ou videogames vão adorar. Ou seja, a nerdaiada de sempre (me incluo nessa). Quem não tiver um mínimo de afinidade ou conhecimento do mundo nerd em geral pode até gostar, afinal é um filme muito bem trabalhado, mas provavelmente perderá mais da metade das referências ficando sem entender o que diabos está acontecendo, pois tudo ocorre muito rápido.

Um comentário:

R2 disse...

Belo review. Assistirei ao filme assim que possível.