segunda-feira, 21 de março de 2011

O Útimo Exorcismo (nota 6)

Mais um filme de terror no estilo documental. Depois de A Bruxa de Blair, Cloverfield, Atividade Paranormal e [REC], ficou fácil e barato fazer filmes de terror. O climão de documentário nos aproxima da ação e dos acontecimentos, tornando muito pessoal o medo e os sustos. Mas o Último Exorcismo poderia muito bem ter se juntado aos outros ótimos filmes citados acima, se não fosse uma falha brutal na conclusão. Numa tentativa de "inovar" no final surpresa, o filme perde completamente sua identidade e estraga o bom desenvolvimento que tinha sido construído até aquele clímax desastroso. Uma pena.

O falastrão Reverendo Cotton Marcus ganhou bastante dinheiro fazendo performances de exorcismo em pessoas que se julgavam estar sob a influencia do tinhoso em pessoa. O próprio reverendo não acredita que nenhuma destas pessoas estava realmente possuída, e sua performance pirotécnica falsa serve como um emplasto para estas pessoas. Quando decide largar este ramo, decide fazer um documentário sobre seu último exorcismo. E é claro que as coisas não vão tão bem como se esperava, e o reverendo, junto com sua equipe de filmagem, se encontram no meio de acontecimentos muito estranhos.
O filme faz bem o papel de nos assustar com sugestões apenas. Pouco é mostrado explicitamente. A carinha de inocente da menina possuída também ajuda a deixar o clima cada vez mais tenso conforme a possessão vai piorando. Os atores fazem bem seus papéis, destaque para o ator que faz o reverendo. O grande problema mesmo é o final. Ele conseguiu arruinar o filme pra mim de forma irreparável. Todas as respostas do mistério dos acontecimentos que eram meramente sugeridos de forma inteligente, de repente são cuspidos na tela numa reviravolta de roteiro terrível. Se quer ver um bom filme de exorcismo, recomendo o ótimo O Exorcismo de Emily Rose.

Nenhum comentário: