terça-feira, 1 de março de 2011

O Discurso do Rei (nota 9)

Agora sim, o grande vencedor do Oscar 2011, vendedor dos principais prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Principal. A concorrência era muito boa este ano, mas todos estes prêmios ficaram em boas mãos. Este filme merece mesmo, com imenso destaque para a brilhante atuação de Colln Firth como o Rei George VI da Inglaterra, com toda a sua gagueira!

Alguns podem achar que a premiação deste filme é um retrocesso. Premiar um filme com cara de antigo, abordando temas tradicionais e até falando um pouco sobre a IIª Guerra Mundial. Mas o filme tem uma linguagem bem moderna, e pode agradar a todos os gostos e idades. Tem momentos muito engraçados, mas também momentos de muita tensão, e principalmente muito nervosismo ao ouvir o incômodo silêncio que preenche os inúmeros intervalos entre as palavras gaguejadas pelo Rei George.
A história pode parecer meio boba a princípio, eu mesmo achava isso. Mas com o desenrolar percebemos o quando uma simples superação da gagueira pode mudar o rumo da história. O príncipe George sabe que, sendo uma figura de grande importância política aos ólhos do povo da Inglaterra, precisa fazer muitos discursos, mas é vergonhosamente doloroso vê-lo lutando contra sua própria fala. Para ajudá-lo com isso entra em cena o ator Lionel Logue, interpretado por Geofrrey Rush com sua mais habitual genialidade, para ajudar o futuro Rei a superar seus problemas. Com a morte do Rei, o Príncipe George assume o trono da Inglaterra num dos momentos mais dramáticos da história moderna, justamente durante a IIª Guerra Mundial. Daí a grande necessidade de discursos motivacionais para elevar o moral toda uma nação em guerra.
O filme sabe contar com muita calma e honestidade todo o desenrolar deste trabalho intenso que levou o Rei George a superar suas dificuldades, para então encher de moral seu país num momento de extrema necessidade. A cena final do discurso que dá nome ao filme é realmente emocionante.

Merecedor de todos os prêmios, este filme precisa ser visto por todos.

2 comentários:

Biel disse...

Preciso ver esse ainda! Está na minha lista para esse FDS. Abs

"aos ólhos do povo da Inglaterra". Ai não né...rsssss


abs

Biel - corretor automático habilitado!!!!

Marina disse...

O filme é muito bom mesmo!! Adorei!! Mistura momentos tensos com momentos muito engraçados!! "Bugger bugger"!!