terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cowboys & Aliens (nota 5)

Quando sabe que existe um filme (baseado numa revista em quadrinhos) que mistura os cowboys do velho oeste com aliens vindos do espaço, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Bom, na minha veio: Show! Não tem como ser ruim isso! Mas infelizmente eu estava errado, e um filme que poderia ser muito divertido ficou chato. Não me empolgou nada e tive que brigar para não dormir o filme inteiro. Uma pena, aparantemente Jon Favreau sabe fazer filmes bons como Homem de Ferro somente quando tem bons roteiros em mãos.
O que dá ainda mais desgosto é o fato do primeiro terço de filme ser muito bom. Todo trecho entre Jake Lonergan acordar com amnésia no meio do deserto até o primeiro ataque alienígena é um western puro, com direito a todos os personagens típicos desse cenário. E os atores em cena deixam tudo ainda melhor, com Daniel Craig, Olivia Wilde, Sam Rockwell e ninguém menos do que Harrison "Han Solo" Ford como o rancheiro milionário que manda na cidade. Os problemas começam logo após esse primeiro ataque, e não digo isso sobre os problemas que os personagens terão que enfrentar, mas sim os problemas de roteiro que os espectadores terão que engolir para chegar até o final.
Começa com a aceitação muito rápida dos personagens sobre o que está acontecendo. E a caçada pelos aliens que sequestraram seus entes queridos é desastrosa, com inúmeros desvios de caminho que incluem bandidos e índios que aparecem do nada, culminando em um combate muito fraco ao final do filme. Os motivos que levam o personagem principal pra frente são muito fracos e muitas vezes esquecidos. Ou seja, os dois terços finais do filme são uma confusão só que nos faz perder e esquecer o caminho que estava sendo trilhado até a próxima interrupção desnecessária.
O que salva são algumas cenas de ação bem coreografadas, a bela fotografia do oeste americano, e a presença de Harrison Ford voltando a fazer filmes de ação num personagem novo, porém num filme que não consegue empolgar por culpa de um roteiro muito ruim. Pena.

Nenhum comentário: