terça-feira, 4 de maio de 2010

Homen de Ferro 2 (Nota 9)

É isso aí!! Finalmente é chegada a hora do aguardadíssimo Homem de Ferro 2. E fiquem tranquilos, toda a expectativa gerada em torno dos ótimos trailers de divulgação é totalmente atendida! O filme é muito bom, supera o primeiro que já era fantástico! E o motivo disso é que o esperto diretor Jon Favreu subir o nível das cenas de ação sem se deixar levar somente por tecnologia, mantendo o que o primeiro filme tinha de melhor, a interação entre personagens.
E são vários personagens novos, mas na medida certa. Esta continuação não comete o erro de várias outras que extrapolam o número de personagens novos a ponto de nenhum ter o destaque que merece. Aqui tudo é muito bem equilibrado, todos tem o tempo de tela necessário, sempre deixando a maior exposição para o personagem principal e grande motivo do filme funcionar, o desprezível mas adorável bilionário Tony Stark, mais uma vez interpretado de forma brilhante por Robert Downey Jr. Os vilões também são muito bons, típicos vilões da MARVEL. Temos o russo Ivan Vanko, a antítese de Tony Stark, muito bem trazido a vida por Mickey Rourke, e outro milionário fabricante de armamentos Justin Hammer, interpretado com a mesma competência habitual de Sam Rockwell. Tivemos somente uma troca, o ótimo Don Cheadle substitui Terrence Howard como James Rhodes, e na minha opinião melhorou o personagem. Scarlett Johansson como a Viúva Negra não tem nenhum desafio dramático, mas faz muito bem seu papel de "eye candy" e "ass kicker" quando requisitada.
E como eu já escrevi, o que o anterior tinha de melhor foi mantido, que é a interação entre personagens. Vale uma ressalva especial para o relacionamento entre Stark e Pepper Potts. O humor está na medida certa, graças ao jeito canastrão de Stark, que caso contrário seria um personagem detestável. A ação está excelente, com efeitos visuais da melhor qualidade.

O enredo geral foi muito bem bolado, deixando algumas surpresas para o final. Temos a introdução do lado mais auto-destrutivo de Tony Stark e sua bebedeira, dando um tom mais sério em alguns momentos. E sobra espaço para referências ao resto do universo que a Marvel está criando para o cinema, os conhecedores terão muitas chances de achar várias referências. E não caia do cinema até o final dos créditos.
Espero sinceramente que a Marvel Films mantenha o rítmo criado com estes dois filmes do Homem de Ferro no restante de suas próximas produções, Thor, Capitão América, Os Vingadores, e por aí vai. Recomendadíssimo.

5 comentários:

Guto Monte Ablas disse...

To loco pra ver esse filme!!!...não tive tempo, mas disseram que está espetacular!....e o Alice?!...o que vc achou?!...já viu?!

Unknown disse...

Guto, não perca o Iron Man 2, é espetacular. Quanto ao Alice, ainda não ví e vou esperar sair na locadora. Todas as críticas estão dizendo a mesma coisa que eu já imaginava antes, que o filme é visualmente muito bonito mas é meio sem graça. Mas não deixe de ver se está com vontade, aí vc me conta o que achou. Abraço.

Deyvid disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deyvid disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deyvid disse...

Nossa
Sensacional!Tem sempre um bom humor mesclado com aventura. A proposta de mundo ideal com tecnologia é valida e passada de uma maneira que realmente isso é possível em nossas vidas, nos deixando mais próximo do universo apresentado, diga se de passagem de uma ótima maneira. Ficou muito bom o jeito "nem ai pra nada" do nosso Tony Stark! Sem falar que todos personagens tem seu destaque, o enredo bem cadenciado, momentos tensos na hora certa e aventura na medida ótima. Agora é prestarmos atenção em todos os filmes da Marvel, e tentar descobrir todas as pequenas dicas.Bom, esta muito recomendado, é excelente!