domingo, 30 de maio de 2010

Sherlock Holmes (Nota 8)

O brilhante detetive Sherlock Holmes e seu fiel parceiro Watson voltam em grande estilo, usando todo seu intelecto e suas técnicas de dedução baseada em observações cuidadosas, e todas as suas habilidades atléticas quando necessário, com direito a muita pancadaria. Gostei muito do fato de não ser um "filme de origem" ou uma história de como Holmes e Watson se conheceram. O enredo nos coloca numa situação onde ambos já trabalharam juntos e se conhecem muito bem.

Dirigido pelo ótimo Guy Ritchie, que nos trouxe os excelentes filmes Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e o Snatch, o filme tem um tom muito diferente dos trabalhos anteriores do diretor, afinal se trata de uma grande produção Hollywoodiana com atores renomados e muitos efeitos visuais. Mesmo assim o trabalho é muito bem feito. Não temos o humor negro típico, mas nesta produção não seria correto.
As atuações estão ótimas. Robert Downie Jr mais uma vez incorpora o personagem de forma brilhante, e seu conhecimento em artes marciais certamente ajudou muito a construção deste Sherlock um pouco diferente do pomposo detetive com caximbo na boca com o qual estamos acostumados. Eu só achei que o personagem ficou um pouco infantil no começo do filme, com brincadeiras e picuinhas meio bobas. Jude Law demonstra a mesma competência habitual. Mas a interação entre Holmes e Watson durante a investigação dos crimes praticados por Lord Blackwood é divertidíssima, e o principal motivo que empurra o filme pra frente.

O visual do filme está incrível. A Londres do final do séc. 19 é muito bem retratada, com muitos efeitos visuais, "novos" inventos e "novas" construções, como a London Bridge. O enredo é muito bom, mas achei que as conclusões do mistério foram todas desvendadas e despejadas de uma só vez no espectador. Erro comum que muitos filmes fazem, ao julgar a sua plateia mais burra do que realmente é. Também achei um pouco exagerada a cena da briga no estaleiro. Dá a impressão de ser alguma imposição de estúdio.

Mas tudo bem, os defeitos são poucos e não são suficientes pra estragar um ótimo e divertido filme. Vamos ver como a continuação se sai.

Nenhum comentário: