terça-feira, 26 de julho de 2011

Paul (nota 6)

"Road Trip Nerd". Não existe melhor forma de definir este filme! Estrelado pela hilária dupla de comediantes britânicos Simon Pegg e Nick Frost que já vimos juntos no genial Todo Mundo Quase Morto (Shawn of the Dead) e no excelente Chumbo Grosso (Hot Fuzz). O longa segue a linha tradicional dos Road Trip, pois seguimos os amigos viajando pelas estradas empoeiradas de regiões remotas dos EUA, parando em vários lugares diferentes em busca de seus interesses. E é nerd pois o ponto de partida é San Diego, a Meca dos nerds, logo após uma Comic-Con, e como bons apreciadores de Ficção Científica, pretendem visitar todos os pontos "históricos" ligados a avistamentos de alienígenas.
Mas, no meio do caminho algo acontece que vai mudar suas vidas pra sempre, eles encontram com o desbocado alien Paul (voz de Seth Rogen), um ser verde e baixinho que usa uma bermuda e chinelos, fala muito palavrão e adora fumar um baseado. Daí pra frente é muita correria para fugir das autoridades e muitas piadas, as vezes boas e inteligentes (geralmente vindas de Pegg e Frost), outras recorrendo a alguma baixaria (geralmente vindas de Seth Rogen). Mas o que nunca muda é o apelo nerd. Por exemplo em determinado momento eles entram num bar de beira de estrada cheio de "red neck", e uma banda toca country ao vivo. A música que eles tocam foi imediatamente reconhecida e me fez gargalhar em alto e bom som, a melhor piada do filme. Quem reconhecer na hora qual é essa música, pode se chamar de nerd.
No geral o filme não é de se fazer rolar de rir. Existem algumas ótimas piadas, mas boa parte delas não tem tanto impacto. Digamos que esse é o mais fraco trabalho da dupla Pegg/Frost. Além disso uma personagem entra no meio da viagem somente para ser o interesse romântico de Pegg, mas seria totalmente dispensável. A atriz Kristen Wiig do Saturday Night Live é muito fraquinha, e não consegue ser engraçada nem como a fanática religiosa, nem como desbocada após "ver a luz".
De um modo geral o filme é bem genérico. É até bem divertido, mas rapidamente esquecível. O humor nem sempre atinge o ponto certo, recorrendo demais ao uso de palavrões desnecessários. E fica claro pra mim que já enjoei de Seth Rogen. Por mais que goste de vários filmes dele, perdeu um pouco a graça pra mim. Aqui a voz dele não atrapalha, mas também não acrescenta.

Um comentário:

theotanaka disse...

Concordo com a nota 6, o filme é morno mesmo. Contém muitas coisas óbvias, que nem o setup do poder de cura do Paul. E a química da dupla Simon Pegg/Nick Frost fica meio sem graça sem o humor britânico. No Shaun of the Dead o próprio espectador chega a conclusão que eles são um tanto amigos demais, quase um casal! Mas duas cenas me chamaram a atenção: a da morte, que achei bem comovente, talvez por já conhecer a duplinha, e a cena do soco do Simon na Sigourney Weaver. Foi um surreal nerd ver o Shaun dando um soco na Ripley!