domingo, 19 de junho de 2011

Deixe-me Entrar (nota 7)

Deixe-me Entrar é o tipo de filme que consegue surpreender positivamente. Parte disso eu atribuo a forma inteligente com foi desenvolvido o roteiro, que tem elementos já bem conhecidos da cultura pop geral, nos prendendo desde o começo. Apesar do ritmo bastante arrastado e lento do filme, a tensão sempre crescente é o que dá o climão de terror do filme, ainda que os protagonistas pareçam inocentes crianças de 12 anos!
Owen é um menino de 11 anos, filho de mãe alcólatra e divorciada, constante vítima de abusos de crianças mais fortes no colégio. Sua vida parece um constante sofrimento, até que ele conhece Abby, sua nova vizinha recém chegada, quem ele só encontra à noite. Não leva muito tempo para entender que Abby é na verdade uma vampíra, e seu pai é quem mata pessoas para conseguir sangue para alimentá-la. Mesmo conhecendo o "problema" de Abby, Owen nunca abandona sua amiga, mesmo quando a polícia começa a investigar as estranhas mortes na cidadezinha.

Da forma simples como está descrito acima não parece grande coisa, mas gostei muito do filme. É muito interessante ver a amizade dos dois crescendo na tela, mesmo que ambos não falem muito. O climão de terror que eleva a tensão na tela é fruto dos assassinatos, e da crescente fome de Abby. E quando essa sede de sangue é maior do que o controle dela, o verdadeiro lado assassino da menina se revela, levando-a a brutais mortes.
Como já escrevi em outras resenhas neste blog, achei uma porcaria a forma como a famigerada saga Crepúsculo destruiu a imagem de monstros que os vampiros deveriam ter. Felizmente neste filme os princípios fundamentais do monstro foram mantidos, gerando aquela dualidade entre um ser que parece ser normal, elegante e amigável mas precisa de sangue humano, e usa de toda brutalidade necessária para obtê-lo.
Os atores mirins estão muito bem. A boa interpretação de Kodi Smit-MacPhee (o mesmo de A Estrada) como Owen é muito acertada, e melhor ainda é já conhecida Chloe Moretz (de Kick-Ass), que certamente ainda será uma excelente atriz num futuro próximo.

Nenhum comentário: