terça-feira, 7 de junho de 2011

Brilho de uma paixão (nota 7)

Esse é um daqueles filmes que o nome e o cartaz funcionam como repelente de maridos... Tudo é bem doce, bem romântico, bem devagar, bem inglês e bem de época. Não me entendam mal, eu gosto muito de filmes assim, mas é bom avisar porque realmente não é o tipo de filme que agrada a todos.

O filme mostra a história real da relação do poeta John Keats com Fanny Brawne (ambos interpretados pelos desconhecidos Ben Whishaw e Abbie Cornish ). John e Fanny são vizinhos que acabam se apaixonando, e o conflito central dessa historia é que Keats, um escritor ainda sem grandes êxitos na carreira, não tem renda suficiente para propor casamento a Fanny. Esse é o pano de fundo na qual se desenrola a sofrida história desse casal, que conta com todos os ingredientes que um romance inglês de época sempre tem: grandes bailes, cartas românticas, murmurinhos na sociedade, drama, e mais drama.

Brilho de uma paixão” não é tão envolvente e bem construído quanto os maravilhosos “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito” (baseados em obras de Jane Austen), mas é um bom filme, recomendado principalmente para as pessoas que (como eu) gostam desse estilo. Para quem ainda está testando o gosto pelo estilo, sugiro começar com esses dois acima citados.

Nenhum comentário: