terça-feira, 28 de junho de 2011

Rio (nota 7)

Quando estava vendo esse filme fiquei um pouco incomodado com os tradicionais clichês brasileiros que inundam a tela desde o primeiro minuto de exibição. A santíssima trindade brasileira samba-futebol-bunda (lógico que se tratando de uma animação infantil, esse terceiro passa bem sutil, mas ainda assim presente) somado à favela, marcam presença constantemente no filme. Tente contar a quantidade de vezes que a palavra "carnaval" é mencionada!!! Mas o que incomoda mesmo é que o filme foi escrito e dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o mesmo da série Era do Gelo! Então não podemos nem reclamar que os gringos não sabem nada sobre a nossa terrinha. Porém pensando com mais calma depois, percebi que a culpa de todo esse clichê é nossa mesmo, afinal o Brasil só sabe exportar essa imagem pra fora, então nada melhor do que um filme hollywoodiano pra fixar essa imagem no consciente mundial, certo?
Clichês à parte, o filme é bem divertido! Blu, uma ararinha azul que foi tirada das florestas brasileiras por traficantes de animais acaba sendo resgatada e cuidada por Linda na gelada Winsconsin. Porém como essa é uma espécie em extinção, um ornitólogo brasileiro vai aos EUA para pedir que Blu venha ao Brasil para cruzar com uma ararinha azul fêmea. Porém Blu nunca aprendeu a voar, o que se tornara o objetivo principal em sua jornada pelo auto conhecimento tradicional das animações.
O humor do filme está bem interessante, mas nada que te faça gargalhar! A criançada provavelmente vai gostar mais do que os adultos, pois o filme tem um visual lindo, muito colorido e com muita música, seja o samba (com letras em inglês no original), seja com uma mistura do samba com música eletrônica (cortesia de Will I Am do Black Eyed Peas, que também dubla um personagem), mas não se trata de um musical no estilo Disney. Os dubladores principais combinaram muito bem com seus personagens. A voz nerd do Jesse Einsenberg (de Rede Social) representa bem o Blu e seu medo de voar, e a voz de Anne Hathaway represente bem a esquentada Jewel.
Essa animação é boa, mas não tem o mesmo carisma de Era do Gelo, apesar de ambos terem estruturas muito parecidas. Deve agradar mais a criançada do que aos adultos, algo que os filmes da Pixar conseguem fazer melhor.

Nenhum comentário: