quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caminho da Liberdade (nota 8)

O Caminho da Liberdade trata da emocionante história real de sobrevivência e vontade de viver de um grupo de prisioneiros políticos russos logo após a Segunda Guerra Mundial. Logo no início conhecemos Janusz, um polonês que é mandado para um Gulag, uma prisão russa no meio da gelada Sibéria. Lá, ele conhece outras pessoas, e juntos, planejam uma arriscada fuga. Porém, com o comunismo espalhado pela Ásia, seu caminho será longo e muito difícil.
Realmente é impressionante a distância e as dificuldades pelas quais devem ter passados estes fugitivos, e fica tudo muito mais incrível quando lembramos que o filme trata de uma história real. A longa jornada nos leva por paisagens tão estonteantes quanto mortais. O absurdamente longo caminho entre a Sibéria e a Índia percorrido totalmente a pé, contando somente com os recursos que encontram pelo caminho, passando por extremos como o frio siberiano e o calor árido do deserto de Gobi, até passar pelo Himalaia.
O filme foi muito bem dirigido por Peter Weir, o mesmo de O Show de Truman. Fazia muito tempo que Weir não produzia um filme, e é bom ver que ele não perdeu a mão. Os atores também estão muito bem, com destaque especial para Jim Sturgess e Ed Harris, que estão muito bem em seus respectivos papéis.
Uma incrível história de sobrevivência contada de através de um filme ótimo, com uma fotografia e cenários de tirar o fôlego. Filme imperdível.

Nenhum comentário: