sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Apenas Uma Vez (nota 10)


É raro um filme me emocionar e me impressionar a ponto de eu ficar por dias pensando nele. Também é raro eu aceitar ver um filme que foge do padrão “cinemão pipoca”, o que sei que é um erro muito grande meu. As vezes, como no caso de Drive, o resultado confirma que não é minha praia tentar ver filmes independentes de circuitos alternativos, mas felizmente existem casos como o de Apenas Uma Vez, um emocionante romance musical irlandês. E isso graças à Ju, que sempre me acusa de escolher filmes ruins, que descobriu esta pérola.


O roteiro é bem simples, e não é o que realmente importa neste filme. Um músico de rua conhece uma imigrante tcheca que também tem habilidades musicais. O relacionamento dos dois floresce com a cooperação de ambos através da música. Estes personagens, que nunca sabemos os nomes, são tão reais, tão carismáticos, que é impossível não nos sentirmos cativados por suas histórias. Quando digo que o roteiro não importa, é que parece que a câmera está simplesmente acompanhando os dois, de forma intimista, deixando que acompanhemos o desenrolar desta complicada relação.


Mas temos que falar do principal personagem do filme, a música. Na essência, o filme é um musical, mas não do tipo Broadway. A música impulsiona o filme para frente, mas por que expressa constantemente os sentimentos dos personagens e contam uma história muito pessoal de cada um. São canções belíssimas, incrivelmente sensíveis e emotivas, e os atores/músicos as interpretam com uma intensidade contagiante, colocando suas almas em cada nota. Quando acaba o filme, cada canção fica grudada na nossa mente, e me peguei cantarolando alguns versos durante dias, e querendo ter a trilha sonora para ouvir mais vezes.


Não foi a toa que uma das excelentes músicas foi a vencedora do Oscar de 2008. E essa emoção toda na interpretação destas músicas não poderia ser diferente, pois os atores principais na verdade são músicos de verdade, e eles próprios compuseram todas as canções que ouvimos no filme. Quem tem Netflix em casa, aproveite para conferir este filme com alma, que infelizmente só estará disponível no sistema até dia 01/09.

Nenhum comentário: