segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Juan de los Muertos (nota 7)

O que acham de um filme cubano de baixo orçamento que mostra uma invasão de zumbis em Havana? Pode parecer uma receita para o desastre, mas o filme é genialmente engraçado. É uma comédia de humor muito, mas muito deturpado, que cai bem dentro do que me agrada em comédias estranhas. E podem ficar tranquilos, não se trata de uma cópia do genial Shaw of the Dead, brilhante comédia inglesa com o mesmo tema, apesar das similaridades dos nomes. Juan de los Muertos tem uma personalidade toda própria, e nunca achei que eu riria tanto de zumbis, quer dizer dissidentes, atacando um país de terceiro mundo.

O slogan do “negócio” de Juan já resume bem o estilo de humor que permeia todo o filme. Como um bom latino, Juan vê nesta crise uma oportunidade de ganhar dinheiro, e inicia a “Juan dos Mortos, matamos seus entes queridos para você”. As piadas são de vários tipos, desde as mais escrachadas, como quando Juan dança salsa com um zumbi algemado ao próprio braço, passando pelas políticas (durante todo o filme os zumbis são referidos como dissidentes capitalistas imperialistas enviados pelos EUA), chegando nas mais negras, quando pessoas saudáveis são mortas por engano.

Não tem muito mais o que escrever. O filme é totalmente desapegado de qualquer realidade e senso crítico, e faz piada até com a morte iminente de entes queridos. Não é um estilo de humor que pode agradar a qualquer um, mas certamente me agradou muito, e rendeu ótimas risadas em alto e bom volume.

Nenhum comentário: