sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Uma Manhã Gloriosa (nota 7)


Está aí um exemplo de comédia romântica que consegue fugir um pouco da regra geral deste gênero tão pouco inventivo. Os tradicionais clichés ainda estão presentes, mas estão tão bem disfarçados que quase passam desapercebidos. Já explico um pouco melhor isso. O que importa é que o filme consegue ser muito agradável e leve, um entretenimento fácil e descompromissado, que deve agradar muito aos apreciadores deste gênero. E pra ajudar tem a presença sempre adorável da Rachel McAdams.


Becky Fuller (Rachel McAdams) é uma produtora de um jornal matinal local, uma workaholic, que é contratada com para tentar revitalizar um programa matinal falido em uma grande emissora, o Daybreak. Para isso ela vai ter que lidar com os egos dos âncoras Colloen Peck (Diane Keaton) e o renomado repórter que claramente não quer estar ali, Mike Pomeroy (Harrison Ford, aparentemente interpretando a si próprio). Depois de muito tentar entrar no jogo dos dois, Becky começa a fazer o impossível para aumentar a audiência. As situações cômicas são boas, nada muito forçado, mas também não vai fazer você rolar de rir. Tudo está na medida certa.


Quando escrevi que o filme foge um pouco dos clichés do gênero, é por causa de qual relacionamento é colocado sob o holofote. É claro que existe um interesse romântico para Becky, mas o relacionamento que realmente aflora, se degenera e retorna é entre Becky e Pomeroy, pois o repórter experiente é um tipo de ídolo caído aos olhos de Becky, que o idolatra. O relacionamento discutido no filme não é amoroso, mas é sim profissional e/ou uma amizade. Isso faz o filme se destacar da média e ser notado. Vale a pena ser conferido.


Nenhum comentário: