domingo, 21 de agosto de 2011

Sobrenatural (nota 6)

Uma boa pedida para quem gosta de um filme de terror razoavelmente decente, que tem algumas pequenas ideias originais que o afastam do lugar comum desse gênero desgastado de filmes com casas mal assombradas. Mas infelizmente o que é bem construído durante o filme é demolido com um final muito fraco e brega, diga-se de passagem. Idealizado, escrito e dirigido pela mesma dupla que começou bem a franquia de Jogos Mortais, e com o mesmo produtor de Atividade Paranormal, o filme faz algumas referências e homenagens a filmes de terror oitentistas trash, como Poltergiest por exemplo, mas erra feito ao jogar na cara do espectador uma conclusão óbvia e mal acabada.
A família Lambert acabou de se mudar para uma nova casa quando um estranho acidente deixa seu filho mais velho em um estranho coma que nenhum médico consegue explicar. Simultaneamente, estranhos acontecimentos na casa deixam os pais Josh e Renai Lambert assustados, que então decidem voltar para sua antiga casa, somente para descobrir que os sustos os acompanharam.

Muitas das cenas que mais assustam são as que apenas sugerem uma estranha presença sobrenatural, resultando em sustos fortes mesmo nos que estão acostumados com esse tipo de filme. A presença dos investigadores paranormais e da médium também acrescentam bastante a tensão filme. Até mesmo a explicação para os motivos das assombrações é bem pensada e até original, coisa que quando mal feita estraga o filme (como em Atividade Paranormal 2, por exemplo). Porém, essa tensão crescente e sugestão de presneças estranhas dão lugar a muitos fantasmas explícitos com maquiagens ruins e bregas, que estragaram bastante o filme pra mim.
Para aqueles que gostam de bons sustos e tensão na tela, o filme agrada bastante. Apesar do ator que faz o pai não convencer muito, o restante do elenco se entrega bem aos momentos mais fortes do filme, mas o final que lembra um "Trem Fantasma" de parque de diversões decadente pode tirar um pouco do brilho do filme.

Nota 1: Momento "Guilty Pleasure": A dupla de investigadores paranormais me lembrou muito o programa Ghost Hunters do SyFy, que mesmo sabendo que é tudo besteira, eu ainda me divirto muito assistindo.

Nota 2: Mais alguém aí achou o rosto do demônio de cara vermelha incrivelmente parecido com o Darth Maul?

Nenhum comentário: