terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Trilogia Senhor dos Anéis

Fazia tempo que não postávamos algo, certo? Mas isso tem explicação. Primeiro a Ju comprou o Big Brother, e não sai mais da frente da tv enquanto está em casa, e segundo que eu estava revendo a trilogia do Senhor dos Anéis, em doses homeopáticas. Sei que muitos já cansaram de ler sobre estes filmes, mas são tão bons que vale a pena escrever de novo.

Peter Jackson é um gênio. A forma como ele conseguiu adaptar os livros do J. R. R. Tolkien é simplesmente brilhante. Na fotografia maravilhosa graças a Nova Zelândia, na trilha sonora perfeita, na seleção de atores acertadíssima, na quantidade certa de efeitos visuais extremamente bem feitos, ou seja, tudo ajuda a criar uma experiência única nas quase 10 horas de aventura pela Terra Média.

A Sociedade do Anel (nota 8)
Este filme, assim como no primeiro livro, as coisas demoram um pouco para acontecer. Ainda que na adaptação para as telonas, muita coisa foi resumida e retirada para ajudar na velocidade da narrativa (exite um encontro dos hobbits com Tom Bombadil e as criaturas tumulares que foi corretamente retirada, pois não acrescenta nada). Pela narrativa mais lenta, é o filme que mais se sente passarem as quase 3 horas de projeção.

Neste já somos apresentados a boa parte dos personagens que terão algum papel importante durante todo o desenrolar do enredo. Conhecemos os quatro hobbits, Frodo, Sam, Merry e Pippin, o mago Galdalf, o andarilho Aragorn, o anão Gimli, e o elfo Legolas. Todos estes personagens são incrivelmente cativantes, sendo que ficamos sempre ansioso pela próxima aparição destes. Também conhecemos o terrivel Um Anel, a personificação de todo o mal.

As Duas Torres (nota 10)
Agora sim, um filme com um ritmo mais intenso, muitas batalhas e muitos orcs mortos. O melhor da trilogia! Neste filme conhecemos o povo de Rohan, seu rei Theoden, e seus filhos Éomer e Eowyn. Neste filme passamos a acompanhar dois grupos em seus próprios rumos, Aragorn, Legolas e Gimli (mais tarde também com Gandalf) na tentativa de resgatar os hobbits Pippin e Merry, que foram levados por orcs, e o outro grupo formado por Frodo, Sam e o incrivelmente bem feito e nojento Gollum.
neste filme foi feita uma escolha muito sábia de adaptar o livro, onde pulamos entre todos os grupos de forma a quebrar um pouco a tensão da incrível batalha no abismo de Helm, com a viajem de Frodo. No livro, a primeira metade descreve somente o grupo de Aragorn, enquanto a segunda metade do livro, conta somente sobre o grupo de Frodo.
E aqui já começamos a perceber o quanto Peter Jackson gosta de exércitos absurdamente numerosos.

O Retorno do Rei (Nota 9)
Filme que abocanhou quase todos os Oscar possíveis, fecha a excelente trilogia. Nele acompanhamos a ascensão de Aragorn como lider e Rei dos homens da Terra Média. Novamente, com batalhas ainda mais incríveis que o filme anterior e a derrota final de Sauron.
Nota para a engraçadíssima competição entre Lelgolas e Gimli para ver quem mata mais orcs.
Para não ficar me repetindo em elogios, vale notar as ótimas interpretações de todos os atores, que cairam muito bem em seus papíes, e em nenhum momento penso neles como atores interpretando, pois realmente me convencem que eles SÃO os personagens... Na boa, alguém conseguiu ver algum filme do Viggo Mortensen sem falar: "Olha o Aragorn!!" É claro que não.

Quero aproveitar também para demonstrar meu enorme descontentamento com a falta de respeito pelos fãns brasileiros, pois até hoje nunca foram lançados os DVDs com cenas extras, que há muito tempo já existem nos EUA. Para se ter uma idéia, o Retorno do Rei, passa das suas 3h10 para incríveis 4h de duração. Uma pena.

Nenhum comentário: