segunda-feira, 14 de maio de 2012

Um Dia (nota 8)

Raramente eu fico disposto a ver um drama / romance. Não fosse a indicação da Ju, que já tinha lido o livro que foi adaptado para as telas, eu teria perdido uma bonita história de amor entre duas pessoas que passaram mais tempo pagando pelos seus erros do que se entregando ao que sabiam ser certo. São dessas coisas da vida que todos passamos e nos arrependemos, sabem como funciona, certo?
Dexter e Emma são dois estudantes que, após a formatura, acabam se conhecendo e criando um forte laço de amizade. A vida e a busca por trabalho acaba os afastando um do outro, mas todo dia 15 de julho acabam cruzando o caminho um do outro para reviver a amizade. Gostei muito da forma como são contados os encontros dos dois, e acompanhar o amadurecimento deles como adultos com o passar dos anos, e os erros cometidos que criam uma situação cada vez mais diferente do que gostariam que estivesse acontecendo. Tudo isso é acompanhado pelo passar das modas, estilos e eventos da cultura pop, que embala essa bonita e triste história para ser apreciada ainda mais por aqueles que passaram pela adolescência pelos anos 80 e 90 principalmente.
Segundo a Ju, a adaptação é boa mas carece de mais leveza. O filme quis dramatizar mais, e principalmente devido à música, deixar a história mais melosa do que deveria ser. As atuações dos atores principais estão ótimas. Jim Sturgess mais uma vez entrega um personagem incrivelmente profundo, e Anne Hathaway (mesmo com um sotaque britânico levemente forçado) corresponde na mesma medida. Mesmo não sendo um estilo de filme que me agrada muito, me peguei envolto pela história destas duas almas ligadas por uma força maior.

Nenhum comentário: