terça-feira, 10 de abril de 2012

Jogos Vorazes (nota 8)

Eu realmente não sabia o que esperar deste filme antes de entrar no cinema. Nunca tinha ouvido falar nele nem no livro no qual ele foi baseado até praticamente a semana de estréia nas salas de cinema. O filme é muito bom, mas acredito que todos esses fatores serviram para melhorar ainda mais a experiência, fazendo deste o filme mais surpreendente que vi neste ano. E mesmo que o enredo utilize de elementos já conhecidos (O Sobrevivente com o Arnold Governator manda lembranças), a história é muito bem contada e estabelece com elegância um novo universo interessante, deixando aquela curiosidade para saber o que acontecerá nos próximos episódios.
O enredo é bem interessante, e conta a história de um futuro distópico onde a nação em questão é dividida em distritos, e após a revolução dos distritos mais pobres, a capital passou a exigir dois tributos de cada um dos 12 distritos, um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos de idade, como forma de punição pela rebeldia. Esses 24 jovens são obrigados a competir um reality show sangrento, onde só um deles sai vivo, o que trará melhorias ao distrito do vencedor. Quando a irmã mais nova de Katniss Everdeen é sorteada, a própria se voluntaria a participar para salvar a irmã.
Gostei muito do ritmo do filme. Apesar de ser longo, com 2h22m de duração, me senti preso a cada instante do filme. O mundo que vemos e suas regras são apresentados de forma cadenciada e crível, nos familiarizando rapidamente com o ambiente e os personagens. Após nos acostumarmos com o ambiente minimalista e pouco desenvolvido do distrito 12, ver a grande cidade e os figurinos exageradamente carnavalescos dos habitantes da capital é um choque que afeta tanto os espectadores quanto os personagens. 
Falando nos personagens, a construção dos principais é muito boa, nos afeiçoando a cada um deles. Os momentos tensos, como a cena do sorteio inicial no distrito 12 ou durante a caçada na floresta, e os momentos mais tranquilos durante o treinamento e no relacionamento com seus treinadores e adversários, Katniss vai demonstrando sua personalidade forte e ao mesmo tempo frágil, e a ótima atriz Jennifer Lawrence (a Mística de X-Men Primeira Classe) conseguiu passar isso muito bem na tela. Até Woody Harrelson está muito bem no papel do treinador de Katnis, sem seu habitual jeitão de maconheiro. E temos também Stanely Tucci, ótimo ator que entrega mais um excelente personagem, que seria uma versão do Pedro Bial, por exemplo.
O filme é diferenciado até mesmo no momento do obrigatório interesse romântico. Digo isso pois, dentro dos jogos tudo é dúbio, e ficamos confusos se aquilo que está sendo demonstrado pelos personagens é real ou apenas serve para ajudá-los no jogo. Fiquei impressionado como conseguiram capturar tudo que geralmente é visto nos reality shows. Não importa o tipo de programa, sempre existem as alianças, os perseguidos, os casais, as entrevistas e o desfile e apresentação dos participantes, e por aí vai. A grande diferença aqui é que não existem regras, e um descuido pode custar uma faca nas suas costas. E é claro que, em função da classificação etária, a violência foi bastante reduzida ou disfarçada. O estilo de filmagem com câmera na mão e sempre próxima à ação serve para aproximar o espectador da ação e sentir o mesmo medo e tensão dos personagens, sem a necessidade da violência explícita.

Este filme tem sim um final, não foi deixado um gancho explícito para o próximo episódio, mas eu fiquei muito curioso para saber como esta história vai continuar. Vale a pena conferir o surgimento desta nova franquia que traz uma excelente e forte personagem feminina no comando. Não se deixem convencer pelas péssimas comparações como sendo o "novo" Harry Potter misturado com o famigerado Crepúsculo. Nada disso é válido, esta nova franquia existe sozinha e cria um novo mundo próprio, quem faz esse tipo de comparação não sabe o que está falando.

2 comentários:

Ju Serra disse...

Só 8?! Não concordo mesmo. O filme é excelente. O melhor que eu vi em muito tempo. Merecia um 10 com certeza....

Marina Trindade disse...

Eu estava muito na duvida se esse filme valia a pena e agora fiquei empolgada para ver!!!! Adorei a critica!!!