quarta-feira, 28 de março de 2012

Bravura Indômita (nota 8)

Eu tinha grande receio deste filme, e por esse motivo levei tanto tempo para vê-lo. Não por se tratar de um western, muito pelo contrário, gosto muito de westerns, mas sim por ser um filme da renomada dupla de diretores Ethan e Joel Coen. Sei que os irmãos tem muitos fãs, mas eu não suporto os filmes deles, principalmente os que são rotulados como comédia como Queime Depois de Ler, por exemplo, que achei insuportável. O primeiro filme deles que me atraiu um pouco mais foi o vencedor do Oscar Onde os Fracos Não Tem Vez, mas mesmo assim é um filme com ritmo diferente, típico dos diretores, que não agrada qualquer um. Talvez pelo fato de Bravura Indômita ter um ritmo um pouco diferente do habitual para os diretores, foi muito mais fácil gostar deste ótimo western.
Mattie Ross é uma jovem que procura vingança pela morte de seu pai pelas mãos de um bandido falido chamado Tom Chaney. Para ajudá-la na caçada por Chaney ela contrata a ajuda do oficial Rooster Cogburn e o Texas Ranger Labeuf. Rooster é um velho gordo e bêbado, mas cuja bravura é famosa na captura de bandidos, e é com ele que Mattie tem a melhor relação. O trio parte em busca de Chaney, e encontra outros bandidos comparsas no caminho, resultando em tiroteio, sangue e mortes.
Os diálogos do filme são um show à parte. Apesar da pouca idade, Mattie tem uma língua afiada e franca, e conhece o linguajar mais refinado dos adultos. Por tras de toda a bebedeira de Rooster, nota-se uma pessoa honrada em cumprir seus contratos, não importa como. Os atores estão incríveis em seus papeis, a jovem Hailee Steinfeld impressiona, Matt Dameon convense como um Ranger inexperiente, mas é Jeff Bridges que rouba a cena sempre. A sua interpretação de Rooster é genial, com o sotaque sulista extremamente carregado, o tapa-olho e a postura de quem está constantemente intoxicado por whiskey. A interação de todos os personagens é muito boa, mantendo o interesse do espectador durante todo o filme.
Existem certos momentos que fica claro o toque do "humor" bizarro dos Coen (o que diabos é aquele doutor urso?), mas felizmente isso ficou bem contido e não atrapalha o filme. Para aqueles que gostam de um bom western, vale a pena conferir. Só lembrando que este é mais um dos ótimos filmes que concorreu ao prêmio de melhor filme no Oscar 2011, junto com outros ótimos filmes como 127 Horas, O Discurso do Rei, Cisne Negro, Toy Story 3, O Vencedor e A Rede Social. Comparando com o fraquíssimo Oscar 2012, qualquer um destes filmes levaria facilmente o prêmio em 2012.

Um comentário:

Miuxa disse...

Nossa, ammei esse filme.