sábado, 31 de julho de 2010

Coraline e o Mundo Secreto (nota 8)

Foi uma grata surpresa ver este filme. Sem querer o peguei começando no Telecine, e não consegui mais levantar do sofá até o final. Esta animação "infantil" em stop-motion é uma adaptação de um livro escrito por Neil Gaiman, mais conhecido por sua obra nos quadrinhos de Sandman. E o que se parece com uma aventura infantil de fantasia de repente se torna algo muito mais assustador.

Falando da animação em stop-motion, está de cair o queixo. Não me lembro recentemente de nada tão espetacular, detalhado, cuidadoso e com uma movimentação tão suave. Nem mesmo a animação do ótimo Fantástico Sr. Raposo se compara a criação do diretor Henry Selick e sua equipe de animadores. Sim, apresar de terem momentos dignos de Tim Burton, esse filme não tem nada a ver com ele.
Coraline é uma menina que se muda para uma casa num condomínio onde vivem outras pessoal estranhas, mas muito carismáticas. Ignorada pelos seus pais que trabalham muito, ela encontra uma porta que a transporta para outro mundo, muito parecido com o seu próprio. E vou parar por aqui, senão estraga a surpresa. A dublagem é muito boa, nem nenhum ator de muito destaque exceto Terry Hatcher. O verdadeiro destaque fica para a incrível animação stop-motion. Originalmente lançado em 3D no cinema, deve ter sido espetacular, infelizmente eu só vi na tv de casa.

Nenhum comentário: