sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Prova de Morte (nota 8)

O Tarantino é um cara foda. Ele consegue transformar um filme que deveria ser propositalmente ruim num filme com o estilo tarantinesco conhecido de todos.
A Prova de Morte é a segunda parte do filme duplo lançado somente nos EUA com o nome Grindhouse, e chegou com absurdos 3 anos de atraso. A primeira parte é o filme Planeta Terror de Robert Rodrigues. Tarantino e Rodrigues são amigos e decidiram crias estes dois longas como uma homenagem aos filmes B.

E como uma homenagem a filmes trash, até os defeitos são planejados. A imagem cheia de riscos e as cores apagadas, o tropeço do câmera, erro no momento de dar o zoom, tudo faz parte da experiência e serve pra dar um charme de coisa ruim, mas nas mãos habilidosas do diretor fica tudo muito divertido. De resto, as marcas registradas estão lá: os longos diálogos recheados de referências pop e palavrões, ótima trilha sonora, personagens carismáticos, e por aí vai. É impressionante como Tarantino consegue arrancar de seus atores excelentes performances, até o esquecido Kurt Russel está incrivelmente bem.
E estranhamente este o A Prova de Morte também tem duas partes muito distintas, parecendo dois capitulos totalmente diferentes. Não entendi muito bem esta divisão do filme, então vi nesse ponto o principal defeito do filme. Nada que vá estragar a diversão, mas é como se no meio do filme para tudo e começa de novo. Mas certamente é um filme interessante.

Nenhum comentário: