sábado, 31 de julho de 2010

Apenas o Fim (nota 6)

Cinema nacional realmente não é meu forte. Tenho sérias dificuldades em ir por conta própria ver um filme brasileiro, seja no cinema ou locadora. Mas depois de ler tantos elogios ao filme Apenas o Fim, resolvi encarar de frente. Não é que o filme seja ruim, nada disso, mas me incomodou um pouco. Não sei exatamente o motivo, mas talvez seja pelo fato de me irritar profundamente o motivo principal do enredo do filme. Não que eu esteja ficando velho, mas SEMPRE me irritou pessoas com frescurinha que acham que fugir é a melhor solução.

Digo isso pois todo o filme se concentra na conversa de um casal de namorados, que passeiam pela sua faculdade discutindo sua relação, pois a menina decidiu fugir, seja lá qual for o motivo dela. Os diálogos são muito interessantes, fogem totalmente do "padrão Globo" de cinema e novela, demonstrando toda a qualidade de guiar os atores do estreante diretor Matheus Souza. A conversa dos namorados é recheada de referências pop, adolescente, nerd, etc, o que é muito agradável. Os personagens caricatos que vão surgindo conforme os dois passeiam também são interessantes, principalmente a forma debochada como são tratados pelos personagens principais. O filme muito lembra os Antes do Por do Sol e Antes do Amanhecer, e os diálogos beiram Seinfeld.

A fotografia é bem simples. A câmera na mão passeia constantemente junto com os atores, e se considerarmos que se trata de uma produção de faculdade, está ótimo. Outra boa demonstração de conhecimento do diretor.

Achei muito interessante a iniciativa, mas não me agradou tanto quanto eu esperava após os inúmeros elogios. É claro que eu não manjo porra nenhuma de cinema, sei do que eu gosto e do que eu não gosto. Talvez eu não tenha entendido, mas fazer o que?

Nenhum comentário: