quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fantástico Sr. Raposo (nota 8)

Sinceramente, eu não fazia a menor ideia do que esperar deste filme em animação stop-motion, trazida aos telas pelo estranhissimo diretor Wes Anderson, responsável por filmes bizarros como Os Excêntricos Tenenbauns e A Vida Aquática de Steve Zissou. Mas no final das contas esta agradável surpresa me divertiu MUITO além do esperado. Mas cuidado, o filme é ligeiramente estranho, bem menos do que os outros longas do diretor, mas certamente é o menos estranho dele, mas pode não agradar a qualquer um.
O Sr. Raposo é uma raposa (duh!!!) que não consegue fugir aos seus instintos. Pai de um filho, prometeu a sua esposa que não mais roubaria galinhas, perus e afins. Mas quando ele quebra sua promessa, arranja sérios problemas com três homens perigosos e dispostos a qualquer coisa por vingança. Pode parecer uma descrição clichê de enredo, mas esse filme é muito mais. É uma aventura através do relacionamento entre família, comunidade e amigos, tudo de um jeito muito estranho e peculiar.

O humor presente no filme é estranho. Pode te fazer gargalhar, mas pode te fazer desligar se não entender. O visual é brilhante, em se tratando de uma animação stop-motion. A forma como os pelos se mexem constantemente, provavelmente devido a constante manipulação dos bonecos, é hipnotizante. Os closeups nos rostos dos personagens e várias tomadas são estranhas mas de uma inventividade impressionante.
O filme também conta com uma grande quantidade de atores conhecidos como dubladores. Além de George Clooney, que combina incrivelmente bem com o personagem principal do Sr. Raposo, outros nomes como Meryl Streep, Bill Murray, Willem Dafoe e Owen Wilson também estão presentes, mas o interessante é que estas vozes somam ao filme mas não roubam a cena.

A dica é essa, vejam com a mente aberta a uma experiência diferente, e aposto que apreciaram esta original raridade do cinema hollywoodiano.

PS: Desculpa invadir a crítica do Fê, mas ele esqueceu de falar do Kylie: "A gente nunca sabe o que ele está pensando!"

Nenhum comentário: