domingo, 17 de fevereiro de 2013

Argo (nota 9)

Quem diria que o canastrão do Bem Affleck se tornaria um diretor tão talentoso? E com grande risco de ganhar o Oscar de melhor filme? Só não vai ganhar o de melhor diretor, pois a Academia fez a cagada de não indicá-lo. Todos os prêmios até agora (Globo de Ouro, SAG, etc) o premiaram como melhor diretor, mas o Oscar tem sempre que dar alguma mancada, vai entender.

De qualquer forma, o que vale mesmo é a qualidade do filme, e estamos falando de um filmaço baseado em fatos históricos reais. Em 1980 no Irã, durante a Crise dos Reféns, quando a tomada da embaixada americana por uma massa furiosa, e 6 diplomatas conseguem fugir e se escondem na casa do embaixador canadense.

Bem Affleck interpreta Tony Mendez, um agente secreto da CIA especializado em resgates difíceis como este. E o plano que bolam envolve uma produção falsa de filme hollywoodiano, uma imitação barata de Star Wars, e posa de produtor em busca de locação no Irã. É interessante como o filme ao mesmo tempo faz uma homenagem e também critica a indústria do cinema hollywoodiano.

É incrível saber que essa história é verdadeira, e os detalhes são mais impressionantes ainda. Nos dias de hoje, muitas das coisas que acontecem são impensáveis, mas em 1980 as coisas eram bem diferentes. E mesmo sabendo o que vai acontecer no final, o filme consegue proporcionar ao espectador uma sensação de perigo constante e tensão incríveis. Nunca fiquei tão tenso em ver uma cena que mostra uma fila num aeroporto.

As atuações do filme estão ótimas. Bem Affleck se superou, mas o elenco todo está incrível, em especial John Goodman, Bryan Cranston e Alan Arkin. O desenrolar da trama tem um ritmo perfeito e as 2h de filme passam voando. E a cereja no bolo é ver ao final, junto com os créditos, algumas fotos reais da época e como elas foram recriadas nas cenas à perfeição, fazendo cair a fixa de quem ainda não tinha se ligado do qual real foi o perigo que estas pessoas passaram.

Se tudo correr bem, espero que este leve a estatueta de melhor filme no Oscar. Será muito justo. Argo fuck yourself!

2 comentários:

Ju Serra disse...

Argo fuck yourself!

Deyvid disse...

Boa!! Fiquei muito curioso para ver esse filme!!!