segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Looper: Assassinos do Futuro (nota 9)

Uma das mais gratas surpresas do ano passado. Looper chegou de mansinho, sem fazer nenhum barulho, mas conquistou aos fãs de ficção científica com um enredo interessante que envolve o espectador e o deixa atento até o surpreendente final.

É sempre complicado elogiar um filme de ficção científica que abusa um pouco to tema viagem no tempo. O cinema tem alguns muito bons, que tentam explicar demais, e outros clássicos queridos de todos como De Volta para o Futuro, que tem furos incríveis quando se trata de teorias de viagem no tempo. Mas eu não vou ser o chato aqui que vai ficar apontando esses defeitos, pois sei muito bem ignorar pequenas falhas se elas trabalharem a favor do bom entretenimento.

E nesse ponto Looper acerta em cheio. Usa muito bem a viagem no tempo em favor de um bom roteiro, e joga na cara dos chatos de plantão com um belo diálogo entre os personagens principais que não adianta ficar ali discutindo teorias, aceite e ponto final. Genial por parte dos roteiristas.

O enredo é o seguinte: num futuro dominado pela máfia onde existe uma forma de mandar pessoas pro passado numa viagem só de ida, pessoas são mandadas de volta para serem assassinadas e não deixar vestígios. Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um desses assassinos contratados, e quando um dia ele tem que assassinar a sua própria versão mais velha (Bruce Willis), as coisas complicam.

A maquiagem feita em Joseph Gordon-Levitt para ficar com a aparência do Bruce Willis mais jovem está incrível, assim como sua atuação, que incorpora vários trejeitos do ator veterano, e o consolida como um ótimo ator para filmes de ação. Willis está bem como sempre, o eterno John McLane tem aqui um trabalho acima da média dentro dos seus habituais. Além deles, a presença da Emily Blunt sempre é bem vinda, certo?

O roteiro ajuda muito, e foge da mania atual de Hollywood de explicar em excesso, como se todos os espectadores fossem burros, e entrega diversos mistérios que prendem a atenção até o fim. Uma excelente ficção científica como eu não via a muito tempo, vale muito a pena ser conferido.

Um comentário:

Deyvid disse...

Um excelente filme sobre viagem no tempo! E o velho Bruce mandando muito bem, como sempre.