domingo, 6 de novembro de 2011

Top Secret! (nota 9)

Mais uma comédia de Jim Abrahams, desta vez com a parceria dos irmãos David e Jerry Zucker, as mentes doentias por trás de obras primas da comédia como Corra que a Polícia Vem Aí, Apertem os Cintos o Piloto Sumiu, Top Gang!, e até os recentes Todo Mundo em Pânico 3 e 4. Apesar do filme ser antigo, e eu já conhecer todas as falas e piadas, foi uma ótima experiência rever o filme recentemente, pois as gargalhadas continuam garantidas com o besteirol tradicional do trio de diretores / escritores.
Pra quem não conhece, o cantor de rock americano Nick Rivers (vivido de forma incrível por Val Kilmer, com um tempo de comédia perfeito) é preso na Alemanha nazista pois foi confundido com um espião, mas nesse meio tempo ele acaba participando da resistência francesa, formada por personagens hilários como Latrine, Du Quois, Déjà Vu e Mousse de Chocolate. Como de costume, o longa satiriza diversos filmes, mas não se baseia em nenhum específico para dar o rumo a sua trama central.

O estilo de humor conhecido, e todas as piadas são ótimas e continuam funcionando muito bem. Em especial a do disfarce de vaca com galochas e manchas pretas circulares. O que notei neste filme foi um conteúdo maior de piadas sexuais, coisa que não é tão frequente nos filmes do trio de diretores.
Uma informação que encontrei, mas não consegui confirmar, foi que este filme, apesar de hoje em dia ser muito admirado, na época do seu lançamento foi considerado um fracasso tanto de crítica como de público. Vai entender. De qualquer forma, vale a pena rever para dar umas boas gargalhadas com as piadas mais bestas possíveis.

Nenhum comentário: