terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Harry Potter e as Relíqueas da Morte Parte 1 (nota 9)

Após longas e merecidas férias, estamos de volta aos filmes também. E nada melhor pra retomar do que um aguardadíssimo sétimo filme de Harry Potter. E vou logo começar elogiando a ótima iniciativa de dividir este último livro em dois filmes. A quantidade de informações e acontecimentos é enorme e se fosse tudo apertado em um só filme iria ficar uma porcaria. Felizmente decidiram pela divisão, nos brindando com o filme mais fiel ao material original em toda a série.

E não ficou faltando nada mesmo, até os longos períodos de fuga e esconderijo do trio principal estão lá, proporcionando ótima interatividade entre os três personagens e demonstrando que os atores não só cresceram fisicamente, mas que suas habilidades e qualidades de interpretação melhoraram muito. Os intérpretes de Harry, Ron e Hermione estão muito bem, tendo condições de realmente atuar dramaticamente  não decepcionaram. Dou destaque especial para o ator que faz Ron Weasley, que demonstra ótimo potencial.
O ritmo do filme foi muito bem trabalhado. O que poderia ter se tornado um filme parado e chato foi muito bem construído, alternando cenas de muito diálogo e discussão com muita correria e tiroteio das varinhas. As quase 2h30min de duração passam voando, só pra deixar aquele gostinho de quero mais ao "final". Se considerarmos que o filme anterior, Harry Potter e o Enigma do Príncipe era o prelúdio do fim, aqui temos o meio com final digno de Star Wars e o Império Contra-Ataca.
E pra quem não leu o livro e não sabe o que esperar, um aviso: esse filme tem um tom totalmente diferente de todos até agora. Ele é muito pesado, sério e sombrio. Não há mais ano letivo na escola, apenas fuga pela sobrevivência com direito a muitas mortes pelo caminho. Algumas são chocantes, outras são cruéis, mas foi muito bom ver que não pouparam a tensão e o sangue que muitas cenas mereciam de fato.
A minha única crítica negativa não é culpa deste filme exatamente, mas sim da série toda no cinema. Como este longa não excluiu nada do livro a quantidade de informações necessárias para se entender completamente o que está acontecendo é muito grande. E como infelizmente os capítulos anteriores tiverem muitos cortes importantes (principalmente o anterior Harry Potter e o Enigma do Príncipe que foi mutilado e perdeu dados cruciais para este último), quem não leu os livros pode facilmente se perder no meio do caminho, sendo obrigado a perguntar para outras pessoas depois.

Mas certamente é um filme obrigatório e que atinge os melhores níveis no cinema desde o primeiro capítulo.

Nenhum comentário: