terça-feira, 9 de novembro de 2010

Predadores (nota 7)

O filme oitentista Predador foi muito bom. Lançou no cinema o montrengão alienígena com cara de caranguejo que gosta da emoção da caçada, e foi muito bem. A continuação, Predador 2, não é tão boa quanto o primeiro, pois tirou o monstro da floresta e o trouxe pro meio da movimentada Los Angeles, mais ainda assim tem as suas qualidades. Aí, vieram as duas bombas Alien vs Predador 1 e 2, que conseguiram desmoralizar completamente as duas criaturas que já foram tema de ótimos filmes. O primeiro AVP é ridículo, e o segundo consegue ser uma atrocidade ainda maior, um verdadeiro insulto, então com a tratativa dada a estes personagens, o medo para esta nova tentativa era grande. E felizmente conseguiram recuperar a qualidade e a dignidade do Predador nas telonas.
E conseguiram isso graças ao bom senso de não inventar moda nem enredo pseudo-complexo. Por isso somos jogados logo de cara dentro da caçada, sem enrolação, com muitas situações que são quase cópias do longa original. Felizmente essas situações copiadas param de acontecer logo e o filme toma seu próprio rumo de forma muito inteligente e com ótimo ritmo. O suspense da primeira aparição dos Predadores é muito bem construído, elevando a tensão aos poucos até a inevitável primeira morte sangrenta. 
Mal o filme começa e já encontramos o personagem principal em queda livre em direção a um mundo alienígena muito parecido com a floresta amazônica, onde ele encontra diversos outro guerrilheiros, combatentes, soldados, membros de gangue que foram abduzidos de diversos países na Terra, somente para serem caçados por pura diversão dos Predadores, que usam as mais diversas técnicas de emboscadas para pegar suas presas. E isso o filme constroi muito bem, a sensação da caçada e o medo constante de nunca saber quando será o próximo ataque.
O principal defeito do filme na minha opinião ficou na escolha dos atores principais. Apesar de achar Adrien Brody e Alice Braga ótimos atores, eles não me convenceram como durões que aguentam qualquer pancadaria. Não estão ruins em seus papeis, mas não combinaram totalmente com seus personagens.

No geral eu gostei bastante, pois devolveu a dignidade a um ótimo personagem de ficção / terror que andava meio em baixa graças a cineastas medíocres. Agora só falta recuperarem o Alien, e espero que no espaço e no futuro, de onde ele nunca deveria ter saído.

Nenhum comentário: