terça-feira, 9 de novembro de 2010

REPO MEN - Os Coletores (nota 8)

Eu gosto de uma boa ficção científica. E boa ficção científica tem que ter bom roteiro, senão não funciona, diferente de filme de ação padrão onde algumas explosões e tiroteios são suficientes. E e felizmente o roteiro deste filme é muito bom e criativo. Num futuro próximo, não há mais necessidade de transplante de órgãos, pois quando uma substituição é necessária existe uma empresa que fabrica e transplanta órgãos sintéticos robóticos e cobra uma pequena forntuna a juros absurdos dos enfermos.
Então o que acontece quando você não consegue pagar as mensalidades do seu fígado novinho em folha? Da mesma forma que o banco tomaria de volta o seu carro ou sua casa, um funcionário especial desta empresa pega de volta o órgão, seja ele um fígado, rim ou o coração. E nem sempre isso é feito de forma agradável. O enredo é bem construído, com personagens quase que imediatamente carismáticos, que nos levam junto por todas as ótimas surpresas da história. Até entendo que existe um fundo de crítica a atual condição do sistema de saúde americano, mas não sei se é isso mesmo.
Mas calma, tem muito mais do que isso. A ação do filme é excelente, e pra um começo que só vemos praticamente tiros com balas paralisantes sendo disparadas, de repente começa uma saguinolência impressionante, com direito a muito combate corpo a corpo e muitas facas. O visual do filme está dentro do esperado pra um estilo Blade Runner de ficção, nem muito exagerado nem muito simples como em Gattaca.
O elenco tem muitos bons nomes. Pra começar, a dupla Jude Law e Forest Withaker estão muito bem, e tem uma ótima química na tela. Ambos também me impressionaram muito nas cenas de ação. Tanto nas cenas de tiroteio quanto nas lutas os dois mandaram muito bem, sendo que a interpretação no geral é excelente, como de costume para estes dois. Ainda tem a presença da brasileira Alice Braga, que está cada vez mais presente em hollywood.

Uma boa ficção científica, com direito a muita violência e um enredo criativo e surpreendente. Certamente não é um filme que deve agradar a todos, mas caiu certinho no meu gosto.

Nenhum comentário: