segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Operação França (nota 10)

Dando prosseguimento a minha jornada pelos clássicos do cinema, me deparei com um filme que sempre me despertou curiosidade, mas nunca parei para vê-lo. O vencedor do Oscar de melhor filme de 1971, Operação França.

É verdade que eu tenho preconceito com filmes brasileiros, mas também sempre tive um pouco de falta de vontade de encarar filmes mais velhos. Não sei se é a imagem com cores apagadas, ou a interpretação datada, mas não é fácil me convencer a pegar um filme como estes pra ver no conforto de minha casa.

Porém, fico feliz que de vez em quando eu deixe essa besteira de lado, provando pra mim mesmo que bom cinema tem em todo lugar, em qualquer momento. E posso dizer com gosto que este é um dos melhores filmes policias que na minha vida!!! Sem brincadeira!!! Ele de forma alguma parece um filme antigo. A filmagem com câmera em mãos com aquela tremida sem exageros, o enredo envolvendo drogas, personagens muito fortes, ou seja, se esse filme fosse lançado hoje tenho certeza que seria um sucesso!!!

Acompanhamos uma dupla de detetives porretas de Nova York, brilhantemente interpretados por Gene Hackman e Roy Schieder, que esbarram numa grande negociação de drogas vindas da França. Algumas cenas são de tirar o fôlego e são realmente incríveis, seja numa simples perseguição disfarçada a pelas ruas de Manhatan, ou quando Hackman persegue de carro um trem. O realismo de todas as cenas é fantástico. Agora estou louco para pegar o segundo filme. Quem ainda não viu, está perdendo!!

Nenhum comentário: