domingo, 30 de janeiro de 2011

[REC] 2 - POSSUIDOS (nota 5)

Antes de mais nada, gostei muito do primeiro [REC], produção espanhola de terror que fez tudo na medida certa. Terror nervoso com muita gritaria, sustos, "gore", tudo na medida certa pra deixar os nervos à flor da pele. Entretanto, tudo que foi correto no primeiro foi deixado de lado neste segundo em nome de um enredo mais trabalhado, o que infelizmente na minha opinião não funcionou tão bem.

Para os que não lembram, no primeiro acompanhamos uma equipe de reportagem que junto com 2 bombeiros atendem um chamado de briga num prédio residencial quando de repente uma estranha doença similar a uma infestação zumbi faz com que todos no prédio ataquem as pessoas normais, culminando numa das cenas mais tensas de que me lembro do cinema de terror recente, filmada totalmente no escuro com visão noturna.

Neste segundo filme uma equipe de policiais armados entra no mesmo prédio junto com um médico para encontrar uma cura, e um destes policias carrega uma câmera, e todos os outros tem pequenas câmeras em seus capacetes. Se no primeiro filme a desculpa para se filmar tudo era jornalística, neste não há um motivo coerente para todos os policias terem câmeras em seus capacetes, já causando uma certa estranheza.

***SPOILER ALERT*** LEIA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO: Conforme a exploração do prédio continua, vamos descobrindo que não se trata de uma simples infestação zumbi, o que na minha opinião é muito mais interessante, mas sim de uma infestação demoníaca, onde todos os infectados são controlados pelo mesmo demônio que reage e conversa com o médico, que se revela ser um padre. E estranhamente a infecção se espalha da mesma forma, com mordidas e sangue... vai entender. Outro ponto que me irritou muito foi o lance de as coisas só aparecerem no escuro. ***FIM DO SPOILER***

No fim das contas, nem o climão tenso e nervoso do primeiro foi corretamente mantido, tornando este filme bem dispensável. Deviam ter parado no primeiro, mas tendo em vista o final deste segundo capítulo, aposto como deverá ser feito ainda um terceiro.

Nenhum comentário: