domingo, 16 de janeiro de 2011

O Escritor Fantasma (nota 8)

Um alerta para quer for ver este filme: Não o veja com sono! O ritmo desta produção do renomado diretor Roman Polanski  é um tanto arrastado, e isso não é um defeito neste caso, o ritmo lento que a trama se desenrola combina muito bem com o estilo geral do filme. Mas caso você esteja com sono e dê algumas piscadas mais longas, pode perder pequenas informações importantes e não entender nada do que está acontecendo.
Digo isso pois foi exatamente o que aconteceu comigo. Mesmo estando muito intrigado e interessado na ótima trama que se desenrolava, meu sono não me deixava me concentrar no filme, tive que parar e recomeçar tudo ode novo na manhã seguinte. Mas deixa de falar de mim e vamos nos concentrar no filme. Ewan McGregor, em mais uma ótima atuação, vive um escritor fantasma responsável por escrever a auto-biografia de personalidades, sem receber os créditos. Quando ele é chamado para finalizar a auto-biografia de um ex-Primeiro Ministro da Inglaterra vivido por Pierce, pois o escritor fantasma anterior se afoga acidentalmente, ele se vê envolvido em uma trama política muito mais complicada.
O filme se passa todo numa ilha do estado de Nova York, onde não há quase ninguém a vista o tempo todo, e o clima constantemente chuvoso e o céu cinzento ajudam ainda mais a aumentar a atmosfera opressora e suspeita do filme. A todo momento temos a impressão de que algo muito errado está acontecendo, mas o ótimo roteiro sabe nos levar a nossa suspeita para todos os lados, sem nos deixar adivinhar o final.

Como escrevi acima, não é um filme muito agitado, mas tenho certeza que vai prender a atenção e te surpreender.

Nenhum comentário: