terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (nota 8)

Antes de mais nada vamos deixar uma coisa clara, este filme foi escrito e dirigido pela mente doentia de Terry Gilliam, o ex-Monty Python responsável por outras maluquices como Os 12 Macacos, Medo e Delírio em Las Vegas, Brazil - O Filme, Os Irmãos Grimm, entre outros. Só por isso é fácil perceber que o filme não vai agradar a todos, mas aqueles que encararem com mente aberta serão recompensados com muita originalidade e esquisitices que só Terry Gilliam pode conceber.
Porém, o lançamento deste filme ficou muito ofuscado e marcado pela morte do ator Heath Ledger, que faleceu antes de terminar as filmagens. Protamente alguns de seus amigos atores (Jonny Depp, Jude Law e Collin Farrel) se propuseram a terminar o filme completando as cenas que faltavam. Não sei exatamente o quando do roteiro foi modificado para incorporar estas mudanças de rosto ao enredo, porém tudo funcionam muito bem, sem parecer nada forçado.
O enredo é um pouco complicado de explicar, mas se trata de uma competição entre o Dr. Parnassus (excelente interpretação de Christopher Plummer) e o tinhoso Sr. Nick (Tom Waits em mais um papel bizarro) que disputam almas para vencer uma aposta. Não vou escrever mais nada pois quanto menos souberem, mas interessante fica a viagem por esta produção estranha mas muito divertida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Show seu Blog Ju!!!
Fiquei com vontade de assistir "O mundo imaginário do Dr. Parnassus" por conta do seu post!
Caracas! O Cris vai adorar esse blog!! Vou indicar pra galera... Aliás, já está na minha listinha no meu blog. Beijo E SAUDADES!!!