domingo, 27 de junho de 2010

TOY STORY 3 (nota 10)

Nossa, que novidade, mais um filme da PIXAR que recebe nota 10 aqui no blog... Mas falando sério, a Pixar está de brincadeira, eles simplesmente NÃO SABEM FAZER FILME RUIM. Até no caso do filme Carros, que na minha opinião é o mais fraco produzido pelo estúdio, ainda fica anos luz a frente de tranqueiras cultuadas como Shrek. E honestamente falando, Toy Story 3 deverá ser lembrando pra sempre como uma das maiores obras de animação do cinema. O filme é expetacular!!!

Não vou perder tempo explicando os personagens, pois Woody, Buzz e companhia já estão mais do que estabelecidos na cultura pop geral. Então, o que impressiona tanto nesta terceira continuação? Simples, um enredo incrivelmente bem escrito, divertido, engraçado e assustadoramente comovente e emocionante.

Como já estava engatilhado desde Toy Story 2, o menino Andy, agora com 17 anos, já não brinca mais com seus adorados brinquedos e está para sair de casa rumo a faculdade. Depois de alguma confusão, seus brinquedos acabam sendo doados para uma creche. E a grande temática do filme parte do principio que Woody não se convence que o fim chegou e ainda acredita que deve ficar junto de Andy.

Muitas vezes disse que estas animações da Pixar já deixaram de ser coisa de criança (vejam o caso do espetacular Wall-E, por exemplo), mas esse filme me impressionou muito com cenas corajosas e assustadoras, pois criança alguma deve conseguir entender a profundidade emocional do que está sendo exibida. Em determinado momento, no clímax dramático do filme, me deu um aperto no coração ao perceber a serenidade com que os personagens estavam encarando e aceitando a inevitabilidade da morte. É uma cena muito forte e que mais uma vez prova a capacidade dos criadores.

Mas calma lá, nem tudo é dramalhão. O filme tem muitas cenas hilárias, de gargalhar alto e sem vergonha. O visual está mas espetacular do que nunca, e pra melhorar tudo, o 3D está na medida certa e é usado como recurso pra contar uma história, e não só pra ficar arremessando coisas na cara do espectador (ví o filme no IMAX 3D, e foi incrível). E é lógico que o final do filme é muito emocionante. Considerem ver ao filme em cinemas 3D, pois os óculos ajudam a esconder as lágrimas, hehehe.

Resumindo, Toy Story 3 vai muito além do entretenimento fácil pra criançada. É cinema de primeira qualidade, feito por mentes criativas que não tem medo de arriscar, e conseguem atingir a todas as idades. Não percam.

PS- O curta animado que costumeiramente antecede o filme é o mais incrível e inovador que eu já ví. É de uma criatividade sem igual, e se for visto num cinema 3D (o curta mistura animação tradicional e em computação) toma uma dimensão ainda mais incrível.

Um comentário:

Guto Monte Ablas disse...

Esse filme é um dos melhores filmes que vi na vida! Ele passa uma mensagem que achei que só eu tinha pego sobre uma analogia a aceitação da morte, como você falou! E esses desenhos são para adultos sem dúvida, crianças não entendem certas coisas!

E sobre o Shrek que vc criticou...vi o ultimo ontem...realmente todos são abaixo de qq um da Pixar, mas se vc pegar a série como um todo...é um puta filme genial de auto-ajuda!...no primeiro ele ensina que as pessoas devem amar as outras, no segundo que elas devem se amar, no terceiro ensina que você pode amar mais que uma pessoa e no ultimo ele ensina que sua vida pode não parecer perfeita, mas que as vezes reclamamos demais sem motivos, que nossa vida é melhor do que conseguimos enxergar!....

ahahaha...filosofei!