domingo, 25 de outubro de 2009

Transformers - A Vingança dos Derrotados (nota 5)

Está aí um filme que eu estava bem ansioso pra ver no cinema, porém as péssimas críticas me afastaram da ideia, e decidi esperar o lançamento em DVD. Confesso que depois de ver o filme com um pé atrás, me arrependi de não ter ido ao cinema. Não que a nova aventura dos robôs que se transformam seja perfeita, longe disso, tem vários defeitos, mas no resultado final me divertiu bastante.

Praticamente todo o elenco de atores está de volta do primeiro filme, porém o "elenco" de robôs cresceu, e MUITO. Acho que daí vem um dos problemas, o excesso de robôs não nos permite simpatizar com quase nenhum, a não ser com o sempre presente Optimus Prime, que rouba a cena sempre que aparece. E por sinal as cenas de combate entre Optimus e os Decepticons estão espetaculares. Michael Bay finalmente aprendeu que as vezes um ângulo mais afastado é mais agradável para se apreciar a ação do que aqueles close-ups constantes.

Falando na forma de filmar, parece que Michael Bay filma TODAS as cenas como se fossem o clímax do filme. A câmera dançando em folta dos atores com o sol no fundo e a música intensa parecem acompanhar o filme inteiro. Além disso existem sérios problemas de continuidade. Aparentemente ir dos EUA ao Egito é rapidinho, certo?

O roteiro está quase bom, serve de fundo pras espetaculares cenas de ação, mas algumas coisas poderiam ter sido evitadas, como a presença dos pais de Sam no meio da briga. Além disso os escritores erraram FEIO na dose de humor. Muito infantilizado e em horas muito erradas (robô com BOLAS???? sério mesmo??) dão vergonha.

E é claro que os efeitos especiais estão incríveis, como não poderia deixar de ser. Além disso, assim como no primeiro filme, parece que Bay fez além de um blockbuster, uma grande propaganda do poderio militar dos EUA.

Não é melhor do que o primeiro filme na soma geral, mas vai divertir se você não for muito crítico.

2 comentários:

Cris disse...

Quem liga para o roteiro, a continuidade e os close-ups... quero ver Transformers para ver os robos gigantes se pegando na porrada!!!!

Kristal Lunar disse...

Eu tambem gostei muito dos efeitos especiais deste filme, além de hilário